Texro na imagem: Dia nacional da EaD - na ufg, já são mais de 12 mil formados em cursos ead - CIAR UFG

UFG celebra resultados de trabalho contínuo no Dia Nacional da EaD de 2022

Conquistas recentes marcam trajetória de 15 anos do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede

Texro na imagem: Dia nacional da EaD - na ufg, já são mais de 12 mil formados em cursos ead - CIAR UFG

Texto e Imagem: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG

Neste dia Nacional da EaD, comemorado em 27 de novembro, celebramos o trabalho contínuo de professores, tutores, técnicos, terceirizados e discentes dessa modalidade de ensino, que segue conectando a UFG a mais de 20 municípios do interior de Goiás.

Em 2022, o CIAR contribuiu com o trabalho da UFG nessa modalidade em diversas frentes.

O órgão realizou, em agosto, um Colóquio para discutir trajetórias e horizontes para a EaD, com foco nas experiências e nos desafios da instituição. Durante o evento, houve homenagens às ex-diretoras do CIAR, apresentações de relatos de instituições parceiras, assim como discussões sobre uso de 40% da carga horária em Ead em cursos presenciais.

No evento, a equipe lançou o seu Acervo de Imagens, que superou em novembro a marca de 1.500 materiais disponibilizados gratuitamente. São ilustrações, mapas, gráficos e vários outros tipos de imagens de diferentes áreas do conhecimento, produzidas e catalogadas pela equipe de publicação do CIAR para os diversos projetos atendidos pelo órgão ao longo dos anos.

Outros materiais importantes foram desenvolvidos e colocados à disposição da sociedade, a exemplo de projetos criados em parceria com o Ministério da Economia e também com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As parcerias desenvolvidas pelo órgão em 2022 resultaram em projetos de amplo espectro, estendendo-se desde a comunidade da UFG até Portugal, passando pelos índios noke koin do Acre.

Nossa equipe cresceu muito com o aumento da demanda por formação e planejamento pedagógico, assim como pelo uso do Moodle e de outras tecnologias integradas aos processos educionais no ensino superior. O impulso se deu, em grande medida, pelo trabalho desenvolvido em torno dos cursos dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (COTECs), realizado em parceria com o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da UFG (CETT-FACE/UFG).

O CIAR também abriga a coordenação do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFG, sistema responsável pelo formento a diversos cursos de graduação e especialização EaD oferecidos pela instituição nos últimos anos. Para 2022 e 2023, a UAB fomenta a oferta de 600 vagas de cursos de graduação e especialização nessa modalidade na UFG. O programa é responsável por grande parte dos mais de 12 mil egressos de cursos EaD formados na instituição.

O trabalho conjunto com profissionais das unidades acadêmicas da UFG, Polos UAB, instituições públicas de ensino superior e outros agentes externos assegurou conquistas que conferem mais segurança para mirar os desafios que se apresentam para a EaD nos horizontes dos anos vindouros.

Categorias: principal