Texro na imagem: Dia nacional da EaD - na ufg, já são mais de 12 mil formados em cursos ead - CIAR UFG

UFG celebra resultados de trabalho contínuo no Dia Nacional da EaD de 2022

Em 25/11/22 20:39.

Conquistas recentes marcam trajetória de 15 anos do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede

Texro na imagem: Dia nacional da EaD - na ufg, já são mais de 12 mil formados em cursos ead - CIAR UFG

Texto e Imagem: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG

Neste dia Nacional da EaD, comemorado em 27 de novembro, celebramos o trabalho contínuo de professores, tutores, técnicos, terceirizados e discentes dessa modalidade de ensino, que segue conectando a UFG a mais de 20 municípios do interior de Goiás.

Em 2022, o CIAR contribuiu com o trabalho da UFG nessa modalidade em diversas frentes.

O órgão realizou, em agosto, um Colóquio para discutir trajetórias e horizontes para a EaD, com foco nas experiências e nos desafios da instituição. Durante o evento, houve homenagens às ex-diretoras do CIAR, apresentações de relatos de instituições parceiras, assim como discussões sobre uso de 40% da carga horária em Ead em cursos presenciais.

No evento, a equipe lançou o seu Acervo de Imagens, que superou em novembro a marca de 1.500 materiais disponibilizados gratuitamente. São ilustrações, mapas, gráficos e vários outros tipos de imagens de diferentes áreas do conhecimento, produzidas e catalogadas pela equipe de publicação do CIAR para os diversos projetos atendidos pelo órgão ao longo dos anos.

Outros materiais importantes foram desenvolvidos e colocados à disposição da sociedade, a exemplo de projetos criados em parceria com o Ministério da Economia e também com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As parcerias desenvolvidas pelo órgão em 2022 resultaram em projetos de amplo espectro, estendendo-se desde a comunidade da UFG até Portugal, passando pelos índios noke koin do Acre.

Nossa equipe cresceu muito com o aumento da demanda por formação e planejamento pedagógico, assim como pelo uso do Moodle e de outras tecnologias integradas aos processos educionais no ensino superior. O impulso se deu, em grande medida, pelo trabalho desenvolvido em torno dos cursos dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (COTECs), realizado em parceria com o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da UFG (CETT-FACE/UFG).

O CIAR também abriga a coordenação do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFG, sistema responsável pelo formento a diversos cursos de graduação e especialização EaD oferecidos pela instituição nos últimos anos. Para 2022 e 2023, a UAB fomenta a oferta de 600 vagas de cursos de graduação e especialização nessa modalidade na UFG. O programa é responsável por grande parte dos mais de 12 mil egressos de cursos EaD formados na instituição.

O trabalho conjunto com profissionais das unidades acadêmicas da UFG, Polos UAB, instituições públicas de ensino superior e outros agentes externos assegurou conquistas que conferem mais segurança para mirar os desafios que se apresentam para a EaD nos horizontes dos anos vindouros.

Categorias: principal