Sobre o Moodle IPÊ

Plataforma MOODLE

O Moodle é um Sistema de Gestão de Aprendizagem (do inglês Learning Management System) de código aberto (Open Source), isso permite que, além das ferramentas nativas, também sejam integrados plugins de aplicações externos para desenvolvimento de novas aplicações e ações diretamente na plataforma. O Moodle foi criado em 2001 e é a plataforma majoritariamente adotada nas universidades brasileiras e em várias instituições internacionais. Possui uma comunidade de quase 200 mil usuários no mundo e é utilizada em 241 países, formando uma forte comunidade global de suporte aos usuários.

Plataforma Moodle IPÊ

Ambiente Virtual de Aprendizagem e/ou plataforma oficial da UFG.

Na Universidade Federal de Goiás (UFG), o moodle também é a plataforma utilizada para a oferta de cursos e das atividades acadêmicas a distância. Desde 2007, quando o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) da UFG foi criado, acompanhamos o crescimento do interesse por parte da comunidade acadêmica em conhecer e logo utilizar a plataforma. Sua implementação ocorreu após um crescimento na oferta de novos cursos do programa Universidade Aberta Brasil (UAB), ademais com a ampliação da oferta de cursos de outra natureza, incluindo extensão, especialização e a oferta de disciplinas a distância em cursos presenciais da UFG. A proposta pedagógica da plataforma Moodle IPÊ oferece distintas perspectivas de interação e mediação entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, oportunizadas por uma série de atividades e recursos de comunicação predispostos neste ambiente virtual.

O acesso a plataforma Moodle IPÊ UFG está dividido em:

• ENSINO: destinado às atividades de ensino básico,  graduação e pós-graduação.
  • PESQUISA E EXTENSÃO: destinado às atividades de pesquisa e extensão.
  • EVENTOS: destinado aos eventos da UFG.