Texto na Imagem: Animação em Stop-motion - Fila preferencial: Só um dos direitos - Marcas do CIAR UFG, Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa de Goiás, PNDPI, Governo de Goiás

Animação em stop-motion discute fila preferencial e Direitos da Pessoa Idosa

Produção audiovisual do CIAR integra capacitação para Conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa

Imagem Original: Guilherme Mendes - CIAR/UFG

A equipe de audiovisual do CIAR produziu uma nova animação em stop-motion sobre direitos da pessoa idosa, no âmbito do Projeto Fortalecer - Capacitação para Conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa. Desenvolvida a partir de uma situação cotidiana, a animação utiliza uma discussão sobre a fila preferencial para motivar uma reflexão sobre os direitos previstos no Estatuto do Idoso.

Para o coordenador de audiovisual do CIAR, Prof. Flávio Gomes, o objetivo do trabalho é explicar parte da legislação que assegura direitos a esse público de maneira didática. "O objetivo principal do vídeo é explicar de forma simplificada as diretrizes básicas do Estatuto do Idoso, localizar os principais direitos e os tópicos principais do estatuto por meio de um texto informal e dentro de um contexto realista, porém, por meio da animação em stop-motion que traz uma abordagem mais leve e lúdica para o tema", explica.

O material foi utilizado no curso de capacitação para Conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa, oferecido pelo CIAR em formato autoinstrucional a mais de 400 profissionais de dezenas de municípios do Estado de Goiás.

Animação em Stop-Motion

"O processo de animação em Stop-motion é uma técnica de animação onde fotografamos os bonecos no cenário, movimentamos delicadamente os bonecos e fotografamos novamente, no filme Fila preferencial, só um dos diretos, trabalhamos com uma média de 15 fotos por segundo, chegando a usar até 24 fotos para cada segundo em algumas cenas. Ao todo foram feitas 1.379 fotos para a produção da animação completa", revela.

A técnica já foi empregada em outras produções do CIAR que também estão disponíveis no canal do órgão no YouTube, a exemplo da História das Bibliotecas Escolaresum vídeo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também uma produção sobre o SUS - Sistema Único de Saúde.

O curso de capacitação do Projeto Fortalecer é promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoas Idosa de Goiás (CEDPI-GO), no âmbito do Pacto Nacional De Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa (PNDPI), com produção do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás (CIAR/UFG).