Perguntas Frequentes

1. A melhor maneira de se informar sobre os processos seletivos dos cursos a distância da UFG é acompanhando o site do CIAR! Também temos canais de comunicação no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

2. Os cursos EaD não têm ofertas regulares, como acontece nos cursos presenciais. Não é como o Vestibular ou o Enem, realizados todo ano. Isso porque, em sua maioria, os cursos EaD são mantidos com recursos externos à universidade e dependem de negociações provenientes de programas do Governo Federal, como o Universidade Aberta do Brasil (UAB).

3. Sim! Apesar de a UFG concentrar esforços em atender a demanda de Goiás, os cursos que oferecemos não são restritos aos goianos. Interessados de todo o Brasil podem se inscrever, desde que tenham os requisitos especificados no edital de cada seleção e cumpram a frequência exigida nos encontros presenciais.

4. O CIAR apoia os cursos a distância da UFG de várias maneiras, inclusive oferecendo o seu sistema (o EADmin) para a realização de processos seletivos. Geralmente, quando o CIAR ajuda na elaboração do edital, por exemplo, ele divide a responsabilidade pela seleção com a coordenação do curso, assinando o edital. No entanto, há processos seletivos que não passam pelo órgão. Mesmo assim, procuramos dar visibilidade a seleções de qualquer curso a distância da UFG.

5. De acordo com a Resolução CEPEC nº 1301/2014, interna da UFG, a nota do ENEM poderá ser utilizada como processo de seleção para os cursos a distância. Desde 2020, com a publicação da Portaria MEC Nº 453/2020, SISU poderá ser utilizado como seleção para cursos EaD. Os dois cursos de graduação a distância previstos para 2021 devem utilizar o SISU/Enem como método de ingresso.

6. Isso depende! Alguns cursos, principalmente de extensão e especialização, já foram ministrados de maneira totalmente online, sem qualquer encontro presencial. No entanto, a maior parte dos cursos que já foram oferecidos pela instituição têm encontros presenciais obrigatórios. A frequência dos encontros varia bastante: há cursos com encontros mensais, quinzenais e até mesmo semestrais.

7. O aproveitamento de disciplinas é possível, mas não abrevia a duração do curso. Cada módulo do curso EaD é planejado para uma única turma. Se o estudante aproveitar uma disciplina e não cursá-la, ele terá de esperar que aquela disciplina seja concluída para avançar no curso.

8. A produção desses materiais é realizada pela equipe de Publicação do CIAR em parceria com os professores/pesquisadores da área. A produção segue normas específicas e um fluxo que pode ser consultado aqui.

Perguntas Frequentes • Moodle IPÊ

1. Acesse o portal do Moodle Ipê. No final da página, clique no item “Solicitações”, para preencher o formulário de solicitação de salas.

A equipe pedagógica do CIAR enviará e-mail acusando o recebimento da solicitação. Quando necessário, também solicitará dados complementares para abertura de sala.

Assim que a sala estiver pronta para edição, a equipe pedagógica enviará e-mail confirmando a abertura da sala e orientando o modo de acesso e cadastramento dos participantes do curso/disciplina. Confira mais detalhes aqui.

2. No caso de salas no Moodle ENSINO, o coordenador(a) ou professor(a) da disciplina são os responsáveis pelo cadastro dos estudantes na sala. Para isso, a equipe de apoio técnico do moodle, ao finalizar a abertura da sala solicitada, encaminhará, via e-mail institucional, orientação específica acerca dos procedimentos para realização dos cadastros dos participantes no curso/disciplina.

No moodle PESQUISA e EXTENSÃO o cadastro dos participantes será realizado pela equipe de apoio técnico do Moodle Ipê/CIAR e será enviado, via e-mail institucional, uma planilha ao coordenador(a) ou professor(a) responsável, para inserção dos dados dos participantes e devolução à equipe de apoio técnico do MOODLE IPÊ.

3. Alunos especiais de pós-graduação cursando apenas uma disciplina e/ou alunos de projetos/extensão podem, sim, ser cadastrados pela equipe técnica do Moodle IPÊ. De forma análoga, professores e colaboradores externos à UFG também podem ser vinculados a salas na plataforma.

4. Os responsáveis pela estruturação da sala virtual aberta no Moodle IPÊ são os professores/coordenadores que solicitaram a abertura da mesma. Para tanto, a equipe CIAR oferece, permanentemente, suporte e acompanhamento necessários, tais como: módulos de formação pedagógica e técnica no Moodle IPÊ (equipe pedagógica do CIAR); auxílio na produção de materiais e vídeos (equipe de publicação); realização de webconferências pelo sistema MConf da RNP e suporte técnico em casos excepcionais (equipe tecnológica).

5. Os módulos de formação Moodle são os principais elementos norteadores e de apoio aos interessados na utilização dessa plataforma, porém durante a estruturação/edição de sala, a equipe de apoio técnico, quando necessário, pode auxiliar no esclarecimento de dúvidas surgidas nesse processo.

O CIAR também oferece módulos de formação para uso do Moodle, com inscrições em fluxo contínuo para a comunidade da UFG, UFJ e UFCat.

6. Há uma equipe de assistentes de ambiente virtual do Moodle IPÊ destinada ao atendimento de demandas, mas em um formato geral. Não há, portanto, um suporte técnico específico voltado para atender cada curso/disciplina ancorado na plataforma. O atendimento de suporte é realizado conforme as condições e demandas, obedecendo a ordem de envio/recebimento da demanda para/pela a equipe. A equipe de suporte Moodle pode ser contatada pelo endereço suporte.ciar.ufg.br.