Apresentação

O Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás - CIAR/UFG - tem sua criação e atribuições definidas na RESOLUÇÃO CONSUNI No 02/2007.

O CIAR é um órgão suplementar da Reitoria, criado em 2007, com a finalidade de implementar e apoiar as atividades acadêmicas de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa integradas pelas tecnologias da informação e comunicação e na modalidade a distância, desenvolvidas pela UFG.

Ao CIAR atribui-se o apoio às Unidades Acadêmicas da UFG nas negociações com órgãos federais de fomento à EaD, como a CAPES e secretarias do Ministério da Educação, no que tange à abertura, financiamento, pagamento de bolsas e execução de cursos pertencentes a programas do Governo Federal, como a Universidade Aberta do Brasil.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo CIAR, destaca-se a oferta de cursos de formação em EaD e de uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, para professores, técnicos, tutores ou estudantes que ingressam nessa modalidade de ensino ou que atuam na modalidade presencial; a produção de material didático, em conjunto com professores das unidades acadêmicas, nos formatos impresso, audiovisual e multimídia; e o suporte tecnológico para instalação de computadores e softwares, configuração de rede e realização de atividades por meio de webconferência.

Em sua estrutura interna, o CIAR é constituído por uma Diretoria, Secretaria e pelas equipes Pedagógica, Financeira, de Publicação, Tecnológica e de Comunicação.