fotografia mostra reunião de 15 pessoas no prédio do CIAR

CIAR, CETT/UFG e Secretaria da Retomada discutem ações de capacitação dos COTECs

Iniciativas de formação reúnem representantes de órgãos da UFG e governo do Estado de Goiás

fotografia mostra reunião de 15 pessoas no prédio do CIAR

Fotos: Gusthavo Cardoso - CIAR/UFG

O CIAR recebeu, na última sexta-feira (24), representantes do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) e da Secretaria da Retomada do Estado de Goiás para avaliar os primeiros resultados e projetar os próximos passos das ofertas de qualificação e capacitação profissional pela iniciativa dos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (COTECs).

Os convidados foram recepcionados pelo diretor do CIAR, Prof. Wagner Bandeira, que apresentou a equipe do órgão, sua estrutura e serviços. A coordenadora de publicação do CIAR, Profa. Ana Bandeira, apresentou a identidade visual e as etapas de gestão, produção e execução dos cursos de Técnico em Vendas e Técnico em Recursos Humanos. Cada uma das certificações técnicas possui carga horária total de 900h, sendo composta por 20 cursos de capacitação, de 40h de carga horária cada uma, e 100h dedicadas ao TCC.

Por meio dessa parceria interinstitucional, o CIAR vai desenvolver material didático para os dois cursos técnicos mencionados. As produções serão distribuídas nos formatos de podcasts, vídeos, livros interativos e vinhetas com animações, além de atividades de diagramação, ilustração, criação de identidade visual e revisão de texto.

Captura de imagem mostra slide que detalha produtos didáticos desenvolvidos para a iniciativa das COTECs e da Escola do Futuro.

A coordenadora pedagógica do CIAR, Profa. Janice Lopes, mostrou como a equipe do CIAR tem realizado o trabalho pedagógico de produção dos conteúdos dos cursos e de desenvolvimento dos ambientes virtuais de aprendizagem que serão utilizados, detalhando aspectos da organização dos conteúdos e dos materiais, bem como da gestão e interação com os professores das formações.

Além da equipe do CIAR, estiveram presentes o coordenador pedagógico do CETT/UFG, Juliano Lima Soares; a coordenadora pedagógica da Secretaria da Retomada, Marinalva Nunes; a analista pedagógica da Retomada, Adriana Cecília, além de outros profissionais associados às iniciativas de capacitação e qualificação profissional.

Fonte: CIAR/UFG