Texto na Imagem: CIAR UFG - CAMPUS GOIÁS - NOTÍCIA REUNIÃO

CIAR recebe comitiva de professores da Regional Goiás da UFG

Docentes conheceram instalações do órgão, além de produtos e serviços desenvolvidos para a UFG

Texto na Imagem: CIAR UFG - CAMPUS GOIÁS - NOTÍCIA REUNIÃO

Imagens: Flávio Gomes - CIAR/UFG

O CIAR recebeu, na última quinta-feira (28), uma comitiva de professores da Regional Goiás da UFG. O coordenador de graduação da regional, Prof. Eduardo Giavara, e a professora do curso de Licenciatura em Educação no Campo, Danielle Beltrão, conheceram as instalações e reuniram-se com a equipe multidisciplinar do órgão, que apresentou as funções, produtos e serviços desenvolvidos por cada setor.

O diretor do CIAR, Prof. Wagner Bandeira, falou sobre os mecanismos de fomento às atividades do órgão e da EaD na UFG atualmente e discutiu alguns detalhes da legislação vigente sobre EaD, Ensino Remoto e Ensino Híbrido, destacando as diferenças entre as modalidades.

A coordenadora de publicação do CIAR, Profa. Ana Bandeira, descreveu os procedimentos e prazos médios para produção de materiais didáticos em diversos formatos, além de mostrar alguns dos produtos desenvolvidos no CIAR, disponíveis publicamente no Acervo de Materiais do órgão. O Prof. Flávio Gomes, coordenador audiovisual do CIAR, falou algumas das videoaulas produzidas pelo órgão, também acessíveis para toda a comunidade pelo canal do CIAR no YouTube.

Já a coordenadora pedagógica e de gestão Moodle, Profa. Janice Lopes, apresentou algumas salas-modelo utilizadas no Moodle IPÊ, ambiente virtual de aprendizagem da UFG, destacando funcionalidades, recursos e suas possíveis aplicações em situações de ensino-aprendizagem. A coordenadora também detalhou como funcionam as formações oferecidas pelo CIAR para o trabalho docente nesses ambientes, destacando que as oficinas oferecidas pelo órgão estão em reformulação.

Para os professores da Regional Goiás, a experiência foi bastante instrutiva. "É nesse sentido que estamos fazendo a visita: para saber quais tecnologias podem nos ajudar, o que a gente pode fazer. Há um grande potencial do uso da EaD para oferta de componentes específicos de disciplinas, iniciativas de mobilidade, internacionalização e combate à evasão", declarou o Prof. Eduardo.

Segundo a Profa. Danielle, tecnologias digitais poderiam ser utilizadas no chamado "tempo comunidade" do curso de Licenciatura em Educação no Campo. De acordo com ela, os alunos da licenciatura assistem às aulas e recebem material dos professores na universidade durante as primeiras semanas do semestre -- o "tempo universidade" -- e, depois, apropriam-se desses conhecimentos adquiridos em suas próprias terras, em conjunção com os saberes incorporados pela vivência cotidiana em comunidade -- o "tempo comunidade". Para os docentes, materiais ou estratégias de ensino similares às que já foram desenvolvidas no CIAR poderiam auxiliar os professores nesses dois momentos diferentes da formação.

Ao final da reunião, os docentes foram convidados a participarem do Colóquio sobre a EaD na UFG, que será realizado pelo CIAR entre os dias 23 e 24 de agosto.

Também estiveram presentes outros membros da equipe do CIAR: Amilton Rogério (coordenador tecnológico), Silvia Figueiredo (vice-diretora e coordenadora financeira), Alexander Pereira (equipe pedagógica) e Luiz Carlos Martins (equipe tecnológica).

Categorias: principal