Captura de tela mostra várias pessoas em videoconferência transmitida pelo YouTube

Exposição sobre Rosa Kliass celebra projetos paisagísticos da premiada arquiteta

Projeto desenvolvido no CIAR foi inaugurado na última semana com participação de instituições de Portugal

Imagem: Canal Oficial da UFG no YouTube

A Regional Goiás da UFG e o CIAR lançaram na última quinta-feira (07) a exposição virtual Rosa Kliass: revelando paisagens brasileiras.

A exposição reúne 11 trabalhos de planejamento e projeto paisagístico, realizados em 5 cidades brasileiras, entre 1976 e 2007: Salvador, Belém, Macapá, São Luís e Porto Velho. Coordenado pela professora Camila Gomes Santanna, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Regional Goiás da UFG, o projeto foi desenvolvido pela equipe de publicação do CIAR.

Por causa do formato virtual, a exposição não tem constrangimentos espaciais e pode apresentar uma vasta coleção de fatos biográficos, projetos, plantas, croquis, registros fotográficos, depoimentos em vídeo e referências a livros e textos sobre o trabalho de Kliass -- tudo com acesso gratuito. Para a professora Camila, esse tipo de exposição tem vantagens sobre o formato físico em vários aspectos, a exemplo da utilização de seus elementos como material didático em cursos de graduação em Arquitetura e áreas correlatas.

No evento de abertura da exposição, o diretor do CIAR, Prof. Wagner Bandeira, agradeceu pela oportunidade de contribuir com a construção do projeto. "Sem dúvida é um trabalho de grande importância que reflete um pouco do brilhantismo do trabalho da Rosa. Agradeço a toda a equipe do CIAR, que esteve envolvida diretamente em todo o projeto, com destaque para a professora Ana Bandeira, coordenadora da equipe de publicação, e aos designers Victor Hugo e Pedro Luiz, que trabalharam na criação do layout e desenvolvimento do site. Também faço menção à professora Marília de Goyaz, que esteve à frente da direção do CIAR na maior parte do desenvolvimento inicial do projeto", declarou.

Fotografia mostra Professor Wagner Bandeira (homem negro) em videoconferência olhando em direção à tela, durante evento de abertura de exposição virtual.
Diretor do CIAR, Prof. Wagner Bandeira, participou do evento de lançamento. Foto: Canal Oficial da UFG no YouTube

"Desde o seu surgimento, o CIAR vem trabalhando em prol do apoio do desenvolvimento e gestão das tecnologias digitais de informação e comunicação a distância e presenciais da UFG, mas sempre que surge a oportunidade, é com grande prazer que atendemos também a projetos de natureza artística e cultural, como essa exposição que está sendo inaugurada. Com isso, acreditamos estar contribuindo para uma visão mais ampla da educação e compartilhando parte relevante da cultura do nosso país como parte da missão da universidade", completou o diretor do CIAR.

Para a coordenadora do projeto, Profa. Camila Gomes, o projeto foi fruto de uma construção coletiva multidisciplinar e que reuniu diversas instituições.

"Eu me apaixonei pela Rosa pela [sua] capacidade incrível de reunir pessoas, de juntar pessoas. E estamos hoje reunidos aqui por causa dela. Onde quer que ela foi, onde quer que ela está agora, ela está sempre reunindo pessoas, sempre nos motivando pela paisagem mas também para construirmos coisas juntos. Acho que esse trabalho foi uma construção coletiva que reuniu não só essas mulheres incríveis mas também o pessoal técnico da UFG que ficou empolgadíssimo e leu o livro da Rosa, mas também alunos e outros arquitetos da paisagem no Brasil e no mundo. Gostaria de agradecer à equipe do CIAR, que foi fundamental para confecção desse projeto e teve muita paciência. Nós aprendemos muito durante todo o processo.", declarou.

A exposição tem o apoio de instituições de ensino portuguesas e brasileiras, que também estiveram presentes no lançamento. Além da UFG, contribuíram para a iniciativa a Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), Universidade do Porto, Instituto Camões, 27º Congresso Mundial dos Arquitectos (UIA) e a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP).

Confira a transmissão do evento na íntegra:

O projeto integra o “Seminário Paisagens de Aquém e Além Mar”, realizado entre 16 de setembro e 9 de dezembro de 2021, que também pode ser acessado online.

Você pode acessar este e dezenas de outros materiais desenvolvidos em múltiplos formatos pela equipe de Publicação do CIAR no Acervo de Materiais do órgão.