Imagem mostra um homem em frente a um computador com a página do CIAR no Instagram aberta.

CIAR relembra 10 momentos marcantes da EaD na UFG

Órgão completou 17 anos de atuação e atingiu a marca de 10 mil seguidores no Instagram

Imagem mostra um homem em frente a um computador com a página do CIAR no Instagram aberta.

Texto e Imagem: Yanca Cristina - CIAR/UFG

Em março deste ano, o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) completou 17 anos apoiando as atividades acadêmicas a distância, integradas pelas tecnologias da informação e comunicação, na Universidade Federal de Goiás (UFG). No mesmo mês, o órgão atingiu a marca de 10 mil seguidores no Instagram. A página na rede social tornou-se o segundo maior público do CIAR em números, ficando atrás apenas do Facebook, o qual conta com mais de 13 mil seguidores.

Para comemorar essa conquista, recordamos 10 momentos marcantes da EaD na UFG. Tudo começou no ano 2000, com a criação da UFG Virtual, a qual foi inaugurada com o intuito de “facilitar o acesso, em um único ambiente, aos diversos portais que oferecem informações, serviços e plataformas digitais, tanto pela Universidade Federal de Goiás, como pelo Governo Federal”. A iniciativa marcou os primeiros passos da educação a distância na instituição.

Outro marco importante, refere-se à filiação da UFG ao Consórcio Setentrional da UniRede (UnB, UFG e UEG) para oferta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EaD, em 2004. O agrupamento reúne instituições públicas de ensino superior que ofertam cursos EaD no Brasil, incluindo universidades e instituições federais, visando democratizar a educação de excelência, gratuita e contínua. Após três anos, houve a abertura do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede, o CIAR. Desde então, o órgão suplementar à Reitoria presta apoio às atividades acadêmicas de graduação e pós-graduação, na modalidade a distância, seja no suporte tecnológico, na produção de materiais didáticos ou na formação de professores, técnicos, tutores e estudantes.

Em 2008, houve a oferta das Licenciaturas em Artes Visuais e Física, além da Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O programa gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, é o principal modelo de fomento de cursos EaD na maioria das instituições públicas de ensino superior em território nacional. Como resultado dessa colaboração, a universidade já ofertou 8 graduações, com duas ainda em curso, além de uma variedade de extensões e especializações.

No ano de 2011, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas formou a primeira turma EaD na UFG. Na época, os 96 formandos representaram o início de uma trajetória de sucesso da instituição. Atualmente, a universidade já formou mais de 12 mil alunos na modalidade de educação a distância. Em outubro de 2014, a equipe do CIAR organizou o Seminário de Gestão da Educação a Distância na UFG, para discutir as práticas de ensino nos cursos EaD oferecidos, por meio de relatos, experiências e modelos de gestão.

Dois anos depois, em março de 2016, o CIAR assumiu a administração institucional do Moodle, centralizando os procedimentos relativos à plataforma em um único endereço, denominado “Moodle Ipê”. A mudança possibilitou a introdução de várias ferramentas e melhorou a experiência do usuário, além de viabilizar a implementação de novas abordagens de ensino-aprendizagem. Atualmente, o órgão conta com uma equipe dedicada, responsável pela Coordenação Pedagógica e Gestão do Moodle, oferecendo suporte diário aos estudantes e professores no ambiente virtual.

Um dos momentos marcantes nessa trajetória diz respeito à integração da EaD na Formação para a Docência na UFG, em 2017. A equipe do CIAR assumiu pela primeira vez um dos módulos do Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior, coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), e intitulado como “Docência em Tempos Tecnológicos”.

Durante o cenário de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19, em 2020, a UFG sediou o maior evento sobre EaD da América Latina, com a temática “Docência Online: Cenário e Desafios para a Educação em Rede”. A primeira edição virtual do evento foi promovida pela UniRede, organizada pelo CIAR e apoiada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Como fruto de anos de trabalho e meses de dedicação exclusiva, em 2023 foi lançado o e-book “Diretrizes da EaD: Subsídios e Reflexões para a Institucionalização da Educação a Distância na UFG”, publicado pelo CIAR, em parceria com a Faculdade de Educação e com colaboração de várias unidades acadêmicas, além da supervisão da administração superior da universidade. O documento representa a busca por uma EaD institucionalizada e socialmente referenciada na UFG. Esse esforço atingiu êxito em 2024, com a primeira oferta do curso de Licenciatura em Artes Visuais, sem apoio de programas externos à instituição.

Perspectiva futura

Wagner Bandeira, diretor do CIAR e coordenador UAB na universidade, considera que “todo esse panorama mostra, de fato, o enorme trabalho que o CIAR vem fazendo ao longo dos anos para consolidar a educação à distância como uma modalidade institucional, uma modalidade acadêmica respeitada e de qualidade no espaço da UFG. Ainda temos muitos desafios, mas ao longo desses 17 anos, nós já tivemos uma série de conquistas”.

Conforme pontuado pelo professor, a expectativa para os próximos anos é de que o órgão “amplie ainda mais as ações de EaD, entendendo essa modalidade como uma demanda social enorme, mas também como uma demanda acadêmica, em função da adesão às novas tecnologias, tanto pela sociedade quanto pela própria instituição”.

“Temos um passado muito rico, que tem uma história muito bem consolidada de aprendizagem, de formação, de reconhecimento, com muitos desafios sendo vencidos e trabalhados. Nosso futuro é bastante promissor com as demandas que estão vindo e ainda virão com as novas tecnologias”, conclui.

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