Imagem mostra arte formando o mapa do Brasil, acompanhada do texto "UniRede"

UniRede realiza Seminário Nacional da associação entre 9 e 11 de abril, em Brasília

CAPES e Fórum de Coordenadores da UAB participarão do evento; CIAR é membro da UniRede

Texto na imagem:  Seminário Nacional da Associação Universidade em Rede - Edição 2024 - 9a 11 de abril - desafios e perspectivas da educação a distância no Brasil

Imagem: UniRede

A Associação Universidade em Rede (UniRede) realiza, entre os dias 9 e 11 de abril, em Brasília, seu Seminário Nacional de 2024. O tema deste ano será "Desafios e Perspectivas na Educação a Distância Brasileira", com participação de representantes da Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/CAPES) e também do Fórum de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (ForUAB).

A programação já está disponível no site do evento e as inscrições podem ser realizadas até 04 de abril gratuitamente. Entre os nomes confirmados na programação, há o da diretora de educação a distância da CAPES, Prof.ª Suzana dos Santos Gomes, e também os professores Luiz Dourado (FUG) e Daniel Mill (UFSCar). Representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE) e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) também estarão presentes.

Segundo a organização, as mesas, palestras e relatos de experiência pretendem promover discussões "associadas ao debate no âmbito da política pública, identificando desafios, problemas, estratégias e mensagens que possam sensibilizar, não apenas os responsáveis pela execução da política, mas também os principais agentes que impulsionam o desenvolvimento da educação em nosso país.

CIAR e Associações de EaD

A UniRede reúne instituições públicas de ensino superior que oferecem cursos a distância no Brasil, agregando universidades e institutos federais, além de instituições estaduais ou municipais que atuam na área da EaD. A UFG, por meio do CIAR, é membro da UniRede há alguns anos e já organizou o principal evento promovido pela entidade em 2020, o ESUD/CIESUD, durante a pandemia de Covid-19.

O ESUD/CIESUD é apoiado pelo International Council for Open and Distance Education (ICDE), do qual a UniRede faz parte. No início deste ano, o conselho publicou uma avaliação de indicadores de qualidade da educação a distância, aberta e online em todo o mundo, apontando um crescimento de 220% em matrículas em cursos superiores no Brasil nos últimos dez anos -- creditada, em grande parte parte, à expansão da modalidade EaD no país.

O CIAR integra, ainda, o ForUAB, que reúne os coordenadores institucionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), responsável pelo fomento à oferta de diversos cursos a distância oferecidos pela UFG e apoiados pelo órgão. O ForUAB e a UniRede têm sido os principais canais de diálogo das instituições públicas com a CAPES, que gerencia o sistema UAB. Atualmente, a UAB financia os cursos de bacharelado em Biblioteconomia e as especializações em Educação Física Escolar e Ensino de Artes Visuais, oferecidos na modalidade EaD pela UFG.

Categorias: NOTÍCIA