Texto na imagem: Diretrizes da EaD - Subsídios e Reflexões para a Institucionalização da EaD na UFG

Novo ebook detalha diretrizes para Institucionalização da EaD na UFG

Publicação gratuita reúne conceitos, fundamentos e parâmetros de qualidade para a modalidade

Imagem: Victor Frazão - CIAR/UFG

Já está disponível o ebook Diretrizes da EaD - Subsídios e Reflexões para a Institucionalização da EaD na UFG, publicado pelo CIAR em parceria com a Faculdade de Educação e produzido em colaboração com várias unidades acadêmicas da universidade, além da supervisão da administração superior da UFG. A coordenação geral ficou a cargo do diretor do CIAR e coordenador UAB da UFG, Prof. Wagner Bandeira, e da coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e EaD (GEaD) da Faculdade de Educação (FE/UFG), Profa. Daniela Costa Lima.

A produção é o resultado de meses de trabalho de uma comissão montada para discutir os diversos temas relativos à oferta de cursos e disciplinas a distância, mobilizados por mudanças recentes na legislação brasileira sobre o assunto, o crescente uso de tecnologias digitais em integração com atividades de educação e as demandas pela definição de métricas e indicações de métodos para a modalidade na instituição.

Segundo os próprios autores, a obra pretende ser "uma proposta de política de institucionalização e desenvolvimento da EaD para a UFG", produzido com a intenção de fazer com que "as diversas instâncias (graduação, pós-graduação e extensão) repensem as regulamentações que, em alguma medida, abordem a Educação a Distância na universidade".

O livro apresenta as definições acordadas pelos Grupos de Trabalho formados por diversos órgãos e unidades acadêmicas da UFG para expressões como "ensino a distância", "ensino híbrido", "ensino remoto" e "ensino semipresencial", além de refletir sobre o uso efetivo de cada uma dessas modalidades na universidade.

A publicação também reúne indicações bibliográficas sobre parâmetros de qualidade para a EaD, além de advogar por uma educação a distância que seja socialmente referenciada -- vista como "mais democrática e que envolve a instituição na sua construção e acompanhamento" --, em oposição a uma abordagem mercoeconomicista, definida pelos autores como "neoliberal" e "de viés quantitativo".

Categorias: NOTÍCIA