Informações na imagem: CIAR lança nova versão de seu sistema de processos seletivos, o EADmin - Atualização implementa nova interface, customização e melhorias de usabilidade e segurança

CIAR lança nova versão de seu sistema de processos seletivos, o EADmin

Imagem e Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG

A equipe tecnológica do CIAR lançou, no final de junho de 2024, o EADmin 3.0. Com interface renovada e melhorias de usabilidade e segurança, o sistema de processos seletivos do órgão estreou sua nova versão com mais de 600 inscrições em um curso autoinstrucional oferecido pelo IBGE em parceria com o CIAR/UFG.

O sistema está em operação desde 2010 e possui mais de 32 mil usuários cadastrados. Nesse período, a plataforma já foi responsável pelo gerenciamento de todas as fases de 59 processos seletivos, desde cursos de formação de tutores até seleções para alunos, professores e tutores de cursos de graduação, extensão e pós-graduação.

"A versão anterior do EADmin surgiu num contexto na necessidade de criar seleções com escopo muito bem definido, assim, seu objetivo era ser uma ferramenta direta e confiável que garantisse aos usuário acesso a um processo simples de seleção e a equipe do CIAR pudesse gerir essa atividade também de modo fácil", explica Luiz Martins, desenvolvedor da equipe tecnológica do CIAR.

Segundo o desenvolvedor, a nova versão foi concebida a partir de 2 paradigmas: tecnológica e processual. "Do ponto de vista tecnológico, a arquitetura do sistema foi projetada a partir das ferramentas mais atuais no desenvolvimento de sistemas de informação, utilizando micro-serviços e responsividade para dispositivos móveis. Foi pensado também para ser um ambiente escalável e de alta performance, já preparada para situações onde houver grande procura. Já do ponto de vista processual, a grande novidade é a flexibilidade que o EADmin passa a ter. Cada seleção pode ser customizável para se adequar à necessidade do processo seletivo, além disso, o usuário pode, dentro do prazo estabelecido, preencher sua inscrição pouco a pouco -- assim, caso durante o preenchimento das informações o usuário precise pausar o processo por algum motivo, ele pode salvar as suas informações e completar o processo em um momento mais propício", explica.

Imagem mostra captura de tela do sistema EADmin

Para Luiz, essas mudanças também auxiliam as comissões dos processos seletivos a acompanhar as seleções com mais transparência, garantindo mais agilidade nas atividades. "Com as novas funcionalidades, agora o EADmin está preparado para os mais diversos tipos de processos seletivos, como cursos de graduação, pós-graduações, seleções diversas… A plataforma permite que cada inscrição receba dados de maneira customizada, de acordo com a necessidade do edital", detalha.

O coordenador da equipe tecnológica do CIAR, Amilton Araújo, considera que o sistema está preparado para suportar uma grande quantidade simultânea de acessos. "Não tivemos ainda processos com números tão expressivos de usuários online simultaneamente, talvez devido à característica dos processos seletivos e também por eles possuírem, em sua maioria, um prazo de incrições de em média 30 dias. Consideramos que aproximadamente 3 mil usuários simultâneos estariamos preparados para atender", avalia.

A equipe já trabalha em novas funcionalidades para o sistema, sempre em constante atualização: "Dentre as inovações previstas para o EADmin, as mais relevantes são a integração da inscrição com o PagUFG, o sistema de pagamento da UFG, além de um assistente de conferência de inscrição para auxiliar os avaliadores", destaca Luiz.

类别: NOTÍCIA