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versão 3.11.14

Moodle IPÊ é atualizado para versão 3.11.14

A atualização possibilita um ambiente virtual de aprendizagem mais seguro

Texto na Imagem: Moodle IPÊ é atualizado para versão 3.11.14

Texto e Imagem: Yanca Cristina  - CIAR/UFG

O Moodle IPÊ, principal plataforma virtual de suporte a atividades de ensino, pesquisa, extensão e eventos realizados a distância na UFG, recentemente passou por atualização e aprimoramento dos seus recursos, migrando da versão 3.7.3 e 3.8.4 para a versão 3.11.14, nos três ambientes. A administração é conduzida pela Equipe Pedagógica e de Gestão Moodle do CIAR, sob coordenação da Prof.ª Janice Pereira Lopes.

O processo de implementação da nova versão foi executado pelo Coordenador Tecnológico do CIAR, Amilton Rogério Santos de Araújo, com auxílio de Pablo Leonardo Mendes da Cruz Lima, Victor Junior Rodrigues Barbosa e Marcos Roberto Ribeiro, servidores do Centro de Recursos Computacionais da UFG (Cercomp). 

Durante o processo, foram necessárias diversas atualizações, desde a versão antiga (3.7.3) até chegar a atual (3.11.14). De acordo com Amilton, o processo técnico de update ocorreu a partir da clonagem do ambiente virtual, para que fosse possível executar as ações necessárias em laboratório e, só após muitos testes, reproduzir os ajustes na plataforma original e viabilizar a utilização. A cada etapa, problemas foram localizados e contidos.

Segundo o Coordenador Tecnológico, a experiência dos usuários não será diretamente afetada. A mudança evidente é a possibilidade de estar em uma versão mais atualizada, o que proporciona a adição de novos recursos. “Quando você tem um software muito defasado, fica mais suscetível a problemas de segurança e limitado em relação aos recursos. Se o software é mais novo, você tem mais possibilidade de recursos melhores”, explicou.

Novos recursos

O sistema possibilita a adição de recursos avançados, mais conhecidos como plugins. “São os plugins que dão poder para o Moodle, mais capacidade e mais recursos”, pontuou Amilton. Portanto, é possível instalar novos plugins que atendam melhor às necessidades específicas dos usuários e para aprimorar as atividades desenvolvidas no ambiente. 

A Equipe Pedagógica foi responsável pelo mapeamento de todas as ferramentas utilizadas na versão anterior, a fim de identificar problemas de viabilidade técnica e conferir a estabilidade no uso destes recursos. Conforme informado pela coordenadora Janice Lopes, após a migração, a equipe acompanhou os desdobramentos da atualização na interface das salas ativas do Moodle, além de auxiliar os usuários em possíveis irregularidades.

A professora confirmou a importância de manter a plataforma atualizada. “Ampliar a segurança e a diversidade de ferramentas para o suporte de atividades de ensino, pesquisa, extensão e eventos no Moodle IPÊ impacta diretamente na multiplicidade de estratégias passíveis de serem incorporadas na estruturação, desenvolvimento e acompanhamento de quaisquer atividades em nosso ambiente virtual”, relatou.

Um exemplo recente de aprimoramento corresponde ao uso da fonte de Escrita da Língua de Sinais (ELiS), instalada recentemente. A atualização do Moodle IPÊ viabilizou a instalação deste plugin, crucial para a ampliação das ferramentas de acessibilidade disponíveis no sistema. Atualmente, o ambiente de Ensino contém 99 recursos instalados; 104 em Pesquisa e Extensão; e 62 em Eventos.

A próxima versão é a partir da 4.0, a qual promete grandes mudanças, tanto visuais, quanto operacionais. Ainda não há previsão para que um novo processo de atualização seja realizado, pois a migração trará implicações um pouco mais complexas. Contudo, a equipe Pedagógica e de Gestão Moodle do CIAR já iniciou estudos referentes a nova interface e sobre os impactos na usabilidade da plataforma e dos plugins atualmente instalados.

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