Texto na Imagem: Fonte Escrita das Línguas de Sinais (ELiS) é implementada no Moodle IPÊ.

Fonte Escrita das Línguas de Sinais (ELiS) é implementada no Moodle IPÊ

Iniciativa foi solicitada pela professora Fabiane Ferreira da Silva Moraes, da Faculdade de Letras da UFG

Imagem: Yanca Cristina - CIAR/UFG
Texto: Yanca Cristina - CIAR/UFG

A Escrita das Línguas de Sinais, mais conhecida como ELiS, é um sistema de escrita criado em 1998 pela professora e linguista brasileira Mariângela Estelita Barros a partir de sua dissertação de mestrado. No entanto, o método ficou apto para uso apenas em 2008, após o fim de seu doutorado, em que pode realizar verificações teóricas e práticas com a participação direta de vários surdos fluentes em Libras e alunos do curso de Letras/Libras.

O método de escrita passou a ser oferecido como disciplina curricular obrigatória do curso de Letras/Libras na Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2010. Deste momento em diante, novas adaptações foram sendo aprimoradas e uma fonte truetype foi desenvolvida. Atualmente, é possível que a ELiS seja utilizada no teclado de qualquer computador.

Em 2023, a fonte foi adicionada no Moodle IPÊ, plataforma responsável por abranger as atividades de ensino, pesquisa, extensão e eventos à distância da universidade. A implementação ocorreu a partir de uma solicitação da docente Fabiane Ferreira da Silva Moraes, para utilização em um curso de extensão que está sendo desenvolvido na Faculdade de Letras da UFG (Escrita das Línguas de Sinais (ELiS): aspectos introdutórios).

Texto na Imagem: Exemplo de uso da fonte ELiS no Moodle IPÊ: "Testes e estudos sobre a fonte ELiS".

Exemplo de utilização da fonte ELiS na plataforma Moodle Ipê Ensino.

A solicitação foi atendida pela Coordenação Pedagógica e Gestão Moodle, sob supervisão da Profa. Janice Pereira Lopes e com apoio da Coordenação Tecnológica do CIAR/UFG, Amilton Rogério Santos de Araújo. Conforme relatado pela equipe administrativa, a plataforma oferece uma ampla variedade de recursos, com o intuito de garantir a acessibilidade para todos os usuários. Dentre as funções disponíveis, destacam-se:

1. Alto contraste;
  2. Suporte para leitores de tela;
  3. Ajuste de tamanho de fonte;
  4. Legendas descritivas para áudios e vídeos;
  5. Suporte a outras línguas;
  6. Suporte para tecnologias assistivas;
  7. Descrição para leitura de imagens;
  8. Entre outras.

Portanto, o ambiente virtual se consolida inclusivo, disposto e capaz de atender às necessidades dos usuários. Segundo a assistente pedagógica, Márcia Divina Ribeiro, e os responsáveis pelo Suporte Moodle IPÊ, Ewander Nunes Serra e Luécia da Silva Carvalho, no processo educacional, tanto o ensino quanto a aprendizagem ocorrem ancorados ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

“As TIC figuram como dinamizadores do ensino, da aprendizagem e, também, como elemento essencial da organização, mediação pedagógica e da interação entre os diferentes sujeitos”, relatam.

Dessa forma, a visão da gestão pedagógica do CIAR/UFG é de que a utilização de novas tecnologias podem contribuir na criação de condições favoráveis para a construção colaborativa do conhecimento no segmento de ensino e aprendizagem, trazendo algo que se complemente de forma eficaz, atrativa, dinâmica e interativa.

A equipe pontua que dúvidas pedagógicas devem ser encaminhadas ao e-mail pedagogico.ciar@ufg.br. Em relação às dúvidas técnicas ou possíveis solicitações, relacionadas ao funcionamento da plataforma ou outras questões operacionais, devem ser encaminhadas ao sistema de suporte.

COMO USAR A ELiS

A estrutura básica do sistema de escrita ELiS é formada por 95 visografemas (elementos visuais), distribuídos em quatro grupos. Configuração de Dedos (CD), com 10 visografemas, representa a posição dos dedos, combinados entre si para compor um Formato de Mão. Orientação da Palma (OP), com 6 visografemas, serve para indicar a direção em que a palma está voltada. Ponto de Articulação (PA), com 35 visografemas, representa o local onde o sinal é realizado. Movimento (M), com 44 visografemas, simboliza os movimentos realizados pelos braços, punhos, mãos e por outras partes do corpo.

Quando vamos escrever uma palavra usando a ELiS, escrevemos primeiro os visografemas de Configuração de Dedos (CD), em seguida a Orientação da Palma (OP), Ponto de Articulação (PA) e por último o Movimento (M). Para os sinais que não apresentam movimento, não é necessário a escrita do último grupo.

Texto na Imagem: Visografemas da ELiS: Configuração de dedo, Orientação da palma, Ponto de articulação e Movimento.

Os visografemas da ELiS. Imagem: Estelita, Mariângela (2008).

Baixe o arquivo da fonte ELiS aqui.

Fonte: BARROS, M. E. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ELiS. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 204–210, 2016.