Texto na Imagem: 15 anos CIAR - Apoiando a EaD e a integração entre tecnologias e educação na UFG - CIAR UFG

CIAR completa 15 anos de serviços prestados à universidade e à comunidade

Órgão vai realizar evento em agosto para discutir trajetórias e perspectivas para EaD na UFG

Imagem: Equipe de Publicação - CIAR/UFG

Em 23 de março de 2007, o CIAR foi criado pela Resolução CONSUNI nº 02/2007. Nos últimos 15 anos, o órgão tem oferecido formação pedagógica, concepção, planejamento e criação de materiais didáticos em diversos formatos, sites institucionais, salas em ambientes virtuais de aprendizagem, suporte Moodle e assistência tecnológica em diversos níveis para as atividades de ensino na UFG, além do apoio aos cursos oferecidos na modalidade EaD e também a projetos em parceria com agentes externos à universidade.

A UFG tem se notabilizado por várias conquistas na área em anos recentes, batendo entre 2021/22 a marca de mais de 12 mil formados em cursos a distância de graduação, pós-graduação e extensão.

O CIAR articula, desde 2018, um esforço conjunto pela oferta de cursos a distância em dezenas de municípios do interior de Goiás, combinando forças com os núcleos de EaD da UEG, IFG e IF Goiano. O trabalho resultou na abertura de novos Polos para receber cursos dessas instituições, levando o número para 50 unidades distribuídas em todo o estado de Goiás.

Em 2022, somente para a UFG, há 600 vagas aprovadas para cursos gratuitos de graduação e especialização, distribuídos em 13 Polos.

Os cursos têm um histórico de formação de alta qualidade, com egressos aprovados nas primeiras colocações em concursos públicos e seleções de mestrado, além de ótimas avaliações pelo Ministério da Educação (MEC), a exemplo dos cursos de Artes Cênicas e Artes Visuais, avaliados com nota máxima.

Privilegiando políticas de acesso, a preocupação com a inclusão e a afirmação da diversidade estão representadas no lançamento de livros dedicados ao tema, transmissões com apresentação de materiais acessíveis desenvolvidos no órgão, além de contar com boas avaliações de pessoas com deficiência sobre os materiais acessíveis produzidos. Em 2019, o órgão lançou seu Acervo de Materiais digital, facilitando o acesso às dezenas de produtos em múltiplos formatos confeccionados pela sua equipe de produção.

O aproveitamento e permanência dos estudantes EaD também têm sido tratados com prioridade, na figura de parcerias como a estabelecida entre o CIAR e o LabTIME, responsável por um programa nacional de acolhimento a mais de 3.800 alunos de todos o país.

Durante a pandemia de COVID-19, o CIAR participou ativamente das discussões sobre a implementação do ensino remoto emergencial na UFG, posicionando-se sobre o uso de tecnologias naquele momento e  atuando na criação e manutenção do site UFG Em Casa, oferta de módulos de formação para estudantes, servidores técnicos e docentes, esclarecimento de diferenças entre EaD e Ensino Remoto, implantação de sistema de suporte para melhoria nos fluxos de atendimento, lançamento de materiais de orientação e na elaboração de um site montado como um memorial para as vítimas da pandemia na universidade.

Mesmo em meio a tantas demandas durante o ano de 2020, o órgão ainda foi responsável pela realização da primeira edição 100% digital do XVII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2020) e VI Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD 2020), promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede). Os eventos estão entre os maiores sobre EaD no Brasil.

As parcerias para apoio a projetos externos multiplicaram-se nos últimos anos, com oferta de cursos de formação promovidos em conjunto com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com o Ministério da Economia e com a Secretaria da Retomada do Estado de Goiás

Mesmo com o contingenciamento de recursos de anos recentes, a modalidade de educação tem registrado avanços na UFG, atestando o compromisso de seus gestores, servidores técnicos, professores, alunos, tutores e bolsistas por um ensino público gratuito e de qualidade.

Ao longo do ano, compartilharemos nas redes sociais do CIAR momentos marcantes dessa trajetória, além de realizar um evento em agosto que pretende produzir diálogos e avaliações sobre as conquistas e os horizontes da modalidade na UFG.

Evento sobre EaD na UFG

Nos dias 23 e 24 de agosto, o CIAR vai realizar um evento sobre a Educação a Distância na UFG para refletir sobre os avanços da modalidade e discutir suas projeções para os próximos anos. A intenção é fomentar um amplo debate sobre o tema, envolvendo os docentes, servidores técnicos, estudantes e gestores das unidades acadêmicas, órgãos, secretarias e administração superior da UFG.

A programação deve abordar uma grande variedade de assuntos: a experiência de professores, tutores e estudantes com a EaD; as práticas vivenciadas durante o ensino remoto emergencial, implantado por ocasião da pandemia de COVID-19; as transformações e o estado atual da legislação sobre o uso de tecnologias digitais no ensino; além das políticas e ofertas de formação internas da UFG para o uso de recursos educacionais digitais nos cursos da instituição.

As inscrições serão abertas em breve e a programação completa deve ser disponibilizada nos próximos meses.

Acompanhe o site e os canais oficiais do CIAR no Instagram, no Twitter, no Facebook e no YouTube para não perder nenhuma novidade sobre o evento!

Categories: principal