Imagem mostra mulher negra apresentando tela inicial do curso do Projeto Fortalecer - Capacitação para Conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa

Projeto Fortalecer inicia atividades com evento de lançamento do curso

Formação autoinstrucional é promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Imagem: Canal do CIAR/UFG no YouTube

O CIAR/UFG realizou, na última segunda (06), o lançamento do Projeto Fortalecer - Capacitação para Conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do órgão no YouTube e marca a abertura das atividades da formação dirigida a gestores públicos de 224 municípios do Estado de Goiás, de maneira totalmente online e autoinstrucional.

O titular da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, destacou a prontidão do governo do Estado de Goiás e da UFG em atender à proposta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) para a oferta da formação no âmbito do Projeto Fortalecer. "Completamos exatamente 20 estados pactuados com o Pacto Nacional de Implementação da Política da Pessoa Idosa.  O pacto nacional nasce de um diagnóstico, de expectativas, de evidências, diagnóstico esse realizado em 2019, 2020 e 2021, quando nós detectamos que dos 5.570 municípios [do Brasil], apenas 1900 tinham conselhos [de direitos da pessoa idosa], fundos inexistentes e praticamente ausência total de capacitação de conselheiros", relatou.

O Reitor da UFG, Prof. Edward Madureira Brasil, creditou a atuação da UFG em múltiplas ações de extensão às parcerias construídas pela universidade. "Quero agradecer pela confiança em procurar nossa organização. Temos várias instituições organizando esse curso e a UFG entra com aquilo que ela tem de melhor a oferecer, que são seus quadros, sua estrutura, sua expertise no oferecimento de cursos nessa metodologia remota. Acompanhei com muito cuidado sua fala, secretário [dirigindo-se ao Secretário Antonio Costa], e fiquei muito feliz de ver que todas as parcerias que o MDH faz são com universidades federais. Essa é a função precípua da universidade, que é servir à sociedade com aquilo que ela tem de melhor", declarou.

A diretora do CIAR, Profa. Marília de Goyaz, deu as boas-vindas aos cursistas em nome da equipe do órgão: "Esse foi um projeto construído a várias mãos. Temos hoje aqui vários parceiros responsáveis pelo produto que começamos a entregar hoje. Desejo que vocês tenham muito sucesso nesse curso e que seja muito proveitoso", declarou.

Também estiveram presentes no lançamento do curso o Secretário de Desenvolvimento Social de Goiás, Wellington Lima, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Goiás, Wadson Arantes, a coordenadora de Projetos Institucionais do Ministério Público de Goiás, promotora Sandra Mara Garbelini e a coordenadora da área de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Goiás, promotora Tamara Botovchenco.

Após as falas das autoridades, a coordenadora Pedagógica e de Gestão Moodle do CIAR, Profa. Janice Lopes, apresentou a plataforma do curso e mostrou algumas de suas funcionalidades. Os mais de 400 cursistas do Projeto Fortalecer receberam, em novembro, capacitação para uso e navegação no ambiente do curso, desenvolvido no Moodle IPÊ pela equipe do CIAR.

Assista à transmissão na íntegra:

Este curso é promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoas Idosa de Goiás (CEDPI-GO), no âmbito do Pacto Nacional De Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa (PNDPI), com produção do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás (CIAR/UFG).

Fonte: CIAR/UFG