Texto na Imagem:  E-book Diretrizes de formação de profissionais do magistério da Educação Básica

E-book discute a formação de profissionais do magistério da Educação Básica na UFG

Documento almeja definir diretrizes para fortalecer a institucionalização da temática

Texto: Yanca Cristina - CIAR/UFG
Imagem: Victor Frazão - CIAR/UFG

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Goiás (UFG) publicou o e-book “Diretrizes de formação de profissionais do magistério da Educação Básica” em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR). O objetivo da publicação é consolidar o processo de institucionalização da formação de professores na UFG. Por isso, o documento configura-se como uma política da instituição ao estabelecer diretrizes, princípios, fundamentos e dinâmicas curriculares.

O processo de desenvolvimento ocorreu colaborativamente. A PROGRAD foi a responsável por formar uma comissão com representantes de cursos de licenciatura da UFG, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Fórum de Licenciatura da UFG, para conduzir o projeto.

Desse modo, foram promovidas consultas e debates, incluindo a participação de profissionais e estudantes das Unidades Acadêmicas e setores da universidade relacionados à temática, com o intuito de pluralizar a discussão e envolver toda a comunidade universitária.

Além da legislação vigente, a produção foi orientada pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018/2022 e 2023/2027, pelo Plano Nacional de Educação 2014/2024, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pelo Decreto n.º 8.752/2016, o qual regula a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, e pelas Resoluções CEPEC n.º 1539/2017 e 1541/2017 da UFG.

Desenvolvimento

O texto foi escrito e elaborado em conjunto pela Comissão de Política Institucional de Formação de Professores, com os autores Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar (ICB/UFG), Alcir Horacio da Silva (CEPAE/UFG), André Henrique Freiria Oliveira (ICB/UFG), Dalva Eterna Goncalves Rosa (FE/UFG) e Denise Cristina Bueno (SEDUC).

O desenvolvimento do e-book, assim como a identidade visual e diagramação, foi realizado pelo designer do CIAR, Victor Frazão, sob coordenação da professora Ana Bandeira. Segundo o desenvolvedor, o plano central da identidade do projeto foi demonstrar a ideia de que uma diretriz organiza os objetivos de um caminho a seguir, dando, assim, aos retângulos vazados construídos por linhas, a sensação de estabilidade e ordenamento.

Print de visualização do e-book "Diretrizes de formação de profissionais do magistério da Educação Básica"
Visualização dos capítulos e seções do e-book.

Conforme pontuado por Victor, as seções de capítulo foram idealizadas para orientar melhor o leitor mediante ao grande número de informações, visando facilitar o processo de leitura e compreensão do material. A divisão dos segmentos textuais foi estabelecida pelos seguintes tópicos: Políticas Institucionais da UFG, Organização do Trabalho Educativo, Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e, por fim, a Formação Continuada para Servidores(as) da UFG.

Expectativa

As diretrizes estabelecidas almejam definir as condições objetivas necessárias para o planejamento e a organização de políticas, processos acadêmicos e pedagógicos. Portanto, a expectativa é que a produção possa contribuir diretamente para o fortalecimento da formação de profissionais do magistério na educação básica na UFG.

Acesse o e-book na íntegra clicando aqui.

Categorias: Notícias