fotografia de servidores do CIAR e do Planetário da UFG

Planetário da UFG trabalha em exposição inédita em parceria com o CIAR

Órgão produz identidade visual e sinalização para projeto de popularização de acervo sobre astronomia

fotografia de servidores do CIAR e do Planetário da UFG

Imagem: Victor Frazão - CIAR/UFG
Texto: Raniê Solarevisky - CIARUFG

O Planetário da UFG vai inaugurar, em 2023, a exposição "O Fascínio da Humanidade pelo Céu" com os itens de seu acervo sobre astronomia e simuladores do Sistema Solar. O CIAR vai desenvolver aspectos de design da exposição com base em um projeto curatorial elaborado pelo Planetário.

"O nosso objetivo é a reformulação de toda a linguagem expográfica existente atualmente no local, para alcançar uma maior integração com a sociedade. Esperamos que o público visitante sinta-se contemplado com informações sobre a história da Astronomia e dos planetários. No início de agosto deste ano, solicitamos a ajuda do CIAR para reformular o Museu do Planetário e fomos prontamente atendidos", relata a servidora Michele Martins.

Na última semana, o designer gráfico da equipe de publicação do CIAR, Victor Frazão, e o coordenador de secretaria do órgão, Silvio Romeu, estiveram no Planetário em uma visita técnica para conhecer o espaço e os itens da exposição. "Montamos uma identidade visual para a exposição e estamos definindo quais serão os materiais produzidos para orientar a experiência no espaço do Planetário", explicou o designer.

Além da produção da identidade visual, o CIAR também trabalha em um projeto gráfico de sinalização do percurso que os visitantes farão na exposição. O projeto ainda pretende seguir parâmetros de composição que garantam algum nível de acessibilidade, meta que já integra todos os projetos realizados pela equipe de publicação do CIAR há alguns anos.

De acordo com Michele, fazem parte da exposição réplicas de modelos astronômicos antigos, equipamentos de simulação do sistema Sol-Terra-Lua, documentos, jornais e reproduções de fotografias, maquetes, ilustrações, recursos audiovisuais, textos, legendas, etiquetas e também pontos para programas interativos.

Recebidos pela servidora e pelo professor Paulo Henrique Azevedo, os dois colaboradores do CIAR conheceram o espaço e a sala de projeção do Planetário. Por conta da pandemia de COVID-19, o local ainda não voltou a realizar suas sessões públicas regulares e segue recebendo visitas apenas de turmas escolares, com agendamento prévio.

Categorie: principal