Texto na Imagem: Acervo de Imagens do CIAR supera marca de 1.500 materiais disponibilizados

Acervo de Imagens do CIAR supera marca de 1.500 materiais disponibilizados

Projeto pretende contribuir com a produção de conhecimento científico dentro e fora da universidade

Imagem: Yanca Cristina - CIAR/UFG
Texto: Yanca Cristina - CIAR/UFG

Em agosto deste ano, foi lançado o Acervo de Imagens do CIAR. A iniciativa pretende democratizar o acesso a materiais gráficos científicos desenvolvidos pela equipe de publicação do CIAR UFG, disponibilizando gratuitamente ilustrações (955), fluxogramas (195), infográficos (111) e outros projetos visuais. Ao todo, são mais de 1.500 imagens. O site ainda está em fase beta, mas desde o seu lançamento, já houve aprimoramentos e novos conteúdos foram adicionados ao acervo.

Uma de suas principais funcionalidades diz respeito a um sistema de filtragem por palavras-chave e com pesquisa avançada, o qual permite que o usuário navegue pela plataforma de forma personalizada e encontre com mais facilidade o material do seu interesse. "A maioria das imagens do acervo são das áreas de biologia e física, abrangendo áreas menores como zoologia, corpo humano e astronomia. No entanto, o acervo é aberto para qualquer área do conhecimento”, relatou o Web designer do CIAR, Victor Godoi.

Além disso, é possível que a comunidade avalie a experiência com o site por meio de um formulário e sugira melhorias. “Ele pode ser acessado através de um link, no topo da página do acervo. Você poderá fazer uma breve avaliação, com perguntas objetivas. A equipe de publicação, então, receberá essa avaliação, e poderá usá-la em futuras atualizações”, explicou.

Texto na Imagem: Mapa de Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Exemplo de mapa disponibilizado pelo Acervo de Imagens.

Segundo a Coordenadora de Publicação, professora Ana Bandeira, o projeto nasceu a partir do levantamento de materiais didáticos desenvolvidos sob demanda para professores e unidades acadêmicas da UFG, do ensino à distância e presencial. Desse modo, o acervo se tornou um lugar de fácil acesso para reunir e compartilhar com a sociedade os conteúdos produzidos diariamente no núcleo universitário.

Todas as imagens estão disponíveis de forma gratuita. Elas podem ser utilizadas e compartilhadas por terceiros, tanto em sala de aula, quanto em pesquisas acadêmicas, desde que sejam dados os devidos créditos. O uso comercial é proibido. Além disso, os critérios de uso são os mesmos para o Acervo de Publicações, em que estão reunidos todos os outros projetos didáticos produzidos pelo CIAR, tais como e-books, sites e vídeos.

Para o Diretor do CIAR, Wagner Bandeira, o projeto é fruto de anos na produção de conteúdos didáticos. “É resultado do trabalho de pesquisa da nossa própria equipe para a construção de uma linguagem visual didática, de uma linguagem visual educativa, que sirva como suporte para recursos de ensino e aprendizagem”, pontuou.

“É uma possibilidade de mostrar, não só a partir do CIAR, como da própria UFG, o nosso serviço para a sociedade. É um retorno para a sociedade daquilo que a gente produz aqui dentro. A ideia é que ele seja sempre gratuito, para que a gente tenha um enriquecimento cultural e educacional da sociedade”, concluiu o diretor.

类别: Notícias Principais