
Literar com a Infância oferece material multimídia para estudantes do ensino básico
Ebook usa a literatura para ajudar crianças a enfrentarem o período de isolamento imposto pela pandemia
Imagem: Guilherme Mendes - CIAR/UFG
Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG
Já está disponível o ebook Literar com infância, publicação que reúne uma coleção de referências e atividades de material literário infantil multimídia sobre diversos tópicos, estimulando a reflexão de estudantes do ensino básico e ajudando as crianças a lidarem com os diversos sentimentos que surgiram durante a nova realidade imposta pela pandemia de COVID-19.
De junho a novembro de 2020, o projeto desenvolveu publicações em redes sociais com base em temas como "amizade e saudade"; "ser criança", "brincadeiras em casa", além de outras temáticas que se mostraram necessárias à medida que o isolamento em casa se prolongava.
"Em julho, momento em que a pandemia já se estendia por alguns meses e as crianças se depararam com a incerteza dos reencontros com colegas, amigos, professores e familiares, vimos a necessidade de indicar possibilidades de conexões que extrapolassem os limites do contato físico. Além disso, a saudade, compreendida também como um luto relativo à rotina que incluía laços já estabelecidos, adquiriu novos contornos durante a pandemia. Esse foi o gancho para o tema seguinte, no qual empreendeu-se uma tentativa de criar bordas para os diversos lutos e medos suscitados pela possibilidade de contaminação pela doença, pela perda de pessoas, experiências e contextos e pelo desamparo frente ao (des)conhecido", escrevem os autores.
Para organizar a produção, o trabalho foi dividido em etapas:
- Diagramação/Divulgação do material produzido pelo projeto;
- Curadoria de links, sítios de contação de história e livros disponíveis nos meios digitais;
- Seleção semanal de temas/títulos e elaboração de propostas de incentivo à leitura e diálogo com as crianças;
- Gravação de sessões de contação de histórias;
- Leitura dos títulos escolhidos e efetivo diálogo sobre a leitura com as crianças – “Literar em campo”.
O material do ebook, desenvolvido em parceria com o CIAR, deriva do projeto de extensão conduzido por profissionais, alunos e egressos dos cursos de Pedagogia e Psicologia da UFG, lotados na Faculdade de Educação, além de professores da licenciatura em Pedagogia do IFG, da Rede Municipal de Educação de Goiânia e outros interessados.
Conversamos com a coordenadora da iniciativa, Profa. Soraya Vieira, para saber mais sobre o projeto. Confira logo abaixo.
Qual o propósito do Literar com a infância e por que transformá-lo em um ebook?
O propósito do Literar é levar a literatura até as crianças no período da pandemia, considerando o contexto de restrição social e considerando que a literatura tem um papel no trabalho com as emoções, à medida que traz elementos que proporcionam imaginação, evocam criatividade, sentimentos, lembranças e identificação com situações e sentimentos vivenciados ou possíveis.
Como as propostas de leitura se articulavam com o momento pelo qual os alunos estavam passando?
O Literar vem ao encontro ou se abre como um espaço de socialização e de expressão e compartilhamento de sentimentos e experiências vivenciadas na pandemia, como a saudade, o medo e a dificuldade de lidar com o desconhecido. As propostas trouxeram desde sugestões para brincadeiras e leituras em casa, até possibilidades para o enfrentamento do luto, que infelizmente se tornou realidade para tantas crianças.
De que forma o material conseguiu incorporar vídeos enviados pelas próprias crianças? Esse artifício ajudou na mobilização ou no interesse dos alunos?
Houve pesquisa em sites e materiais gráficos que não comprometessem os direitos autorais. A maioria dos livros, propriamente, consistiu de indicações. Por isso, como indagado na primeira pergunta, sentimos necessidade de divulgar em e-book. O material foi muito vasto, percorreu diversas temáticas e formas de expressão literária, como vídeos, tours virtuais de cultura e contação de histórias, além de linguagens como a Libras, a audiodescrição e a comunicação alternativa. O interesse foi mobilizado por essa diversidade, que atraiu professores e familiares, inclusive no sentido de filtrar e interagir com o que há de material e possibilidade de conhecer e cultivar literatura via internet. À medida que o grupo definia um tema ou conteúdo a ser abordado, as crianças eram incentivadas a participar, gravando poesias, depoimentos ou mesmo participando das contações de histórias. Acreditamos que com o e-book os educadores podem continuar usando o projeto para mobilizar os alunos.
O projeto realizou várias de suas atividades por meio de perfis em redes sociais, como o Facebook, Instagram e Youtube. Como lidar com a presença da criança nesses ambientes?
Vemos como uma oportunidade de ensino-aprendizagem com foco em conteúdos educativos, lúdicos e de cultura, mesmo dentro das redes sociais, marcadas por conteúdos que na maioria das vezes não apresentam esse teor. No âmbito do Literar não incentivamos a inserção das crianças nas redes sociais, mas mostramos às famílias e educadores que este espaço pode ser aproveitado, especialmente em tempos de isolamento social, quando o uso das telas acaba ficando ainda mais presente no cotidiano.
Além de profissionais da Pedagogia, o projeto também contava com a colaboração de pessoas com formação em outras áreas. Em que sentido essa interdisciplinaridade contribuiu com os objetivos do projeto?
A interdisciplinaridade e a formação diversa de cada profissional que contribuiu com o Literar agregou no projeto, desde a sua proposição até este e-book. Contamos com estudantes de graduação em Pedagogia e em Psicologia, estudantes de mestrado, profissionais das redes pública e privada de educação, psicólogos em exercício e professores do ensino superior. As temáticas, os talentos, as maneiras de elaborar e fazer chegar cada postagem, os convidados, as escolhas... Foram fruto de muitos olhares, sugestões, enfim, da diversidade de experiências e conhecimentos desse grupo.
Você pode acessar este e dezenas de outros materiais desenvolvidos em múltiplos formatos pela equipe de Publicação do CIAR no Acervo de Materiais do órgão.
Fonte: CIAR/UFG; FE/UFG
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