Texto na Imagem: UFG vai ofertar 750 vagas para cursos de especialização EaD. Formações gratuitas serão distribuídas em diferentes polos do estado de Goiás. Saiba mais em ciar.ufg.br

UFG vai ofertar 750 vagas para cursos de especialização EaD

Formações gratuitas serão distribuídas em diferentes polos do estado de Goiás

Texto e Imagem: Yanca Cristina - CIAR/UFG

Após aprovação no Edital 25/2023 do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Universidade Federal de Goiás (UFG) irá ofertar 750 vagas para cursos de especialização a distância entre 2025 e 2026. Além disso, já foram confirmadas as graduações EaD para o próximo ano na instituição, incluindo Administração Pública, Biblioteconomia, Matemática e Artes Visuais*.

Os cursos são gratuitos e possuem certificação concedida pelo Ministério da Educação (MEC). Ao contrário das graduações, que preveem o ingresso por meio do uso da nota do Enem, o processo seletivo das especializações depende das especificidades de seus editais, os quais serão divulgados entre o segundo semestre de 2024 e o início de 2025.

Confira abaixo a listagem das formações previstas e registre seu interesse nos cursos que deseja fazer. O registro de interesse não equivale a matrícula no curso ou inscrição em processo seletivo, nem garante vaga na formação, servindo apenas para que o CIAR comunique por e-mail a abertura de inscrições para o curso de seu interesse.

Especialização em Gestão Pública | 150 vagas
Unidade Responsável: Câmpus Goiás da UFG
Polos: Cavalcante–GO, Goiás–GO, Mineiros–GO, São Miguel do Araguaia–GO, Uruaçu–GO, Uruana–GO e Porangatu–GO

Especialização em Docência para EaD | 150 vagas
Início previsto: Primeiro semestre de 2025
Unidade Responsável: Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG)
Polos: Alto Paraíso de Goiás–GO, Anápolis–GO, Goiás–GO, São Simão–GO e Porangatu–GO
>> Registrar interesse no curso

Especialização em Educação patrimonial: escolas, museus e comunidades | 150 vagas
Início previsto: Primeiro semestre de 2025
Unidade Responsável: Faculdade de Ciências Sociais da UFG (FCS/UFG)
Polos: Alto Paraíso de Goiás–GO, Goiás–GO, Inhumas–GO, Pirenópolis–GO e São Simão–GO

Especialização em Gestão Escolar | 150 vagas
Início previsto: Primeiro semestre de 2025
Unidade Responsável: Faculdade de Educação da UFG (FE/UFG)
Polos: Anápolis–GO, Formosa–GO, Goiás–GO, Itumbiara–GO, Mineiros–GO, Pirenópolis–GO e Planaltina–GO

Especialização em Estatística Aplicada à Análise de Dados Públicos | 150 vagas
Início previsto: Primeiro semestre de 2026
Unidade Responsável: Instituto de Matemática e Estatística da UFG (IME/UFG)
Polos: Catalão–GO, Goianésia–GO, Goiás–GO, Itumbiara–GO e Itaberaí–GO

Programa UAB e UFG

A partir do Edital 25/2023, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), comandada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), irá oferecer 290 mil vagas para cursos a distância gratuitos em todo o Brasil.

O programa UAB tem sido o principal meio de fomento financeiro para a oferta de cursos a distância no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do país. Na UFG, atualmente o programa é responsável por manter os cursos de graduação em Biblioteconomia e Matemática EaD.

*O curso de Licenciatura em Artes Visuais EaD é o único da lista com oferta institucional regular pela UFG. As demais formações são financiadas por recursos externos à universidade, por meio do programa UAB/CAPES, do governo federal.