Imagem do primeiro encontro presencial do curso de Licenciatura em Artes Visuais EaD na UFG

Artes Visuais EaD da UFG realiza primeiro encontro após institucionalização

Curso de licenciatura reuniu discentes e docentes para mesa de abertura e atividade avaliativa

Imagens: Coordenação da Licenciatura em Artes Visuais EaD - FAV/UFG
Texto: Yanca Cristina - CIAR/UFG

A Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) realizou, entre os dias 5 e 6 de abril, o encontro presencial da primeira turma do curso de Licenciatura em Artes Visuais EaD, financiada inteiramente pela própria instituição. Após 16 anos de trajetória, a conquista marca a autonomia da formação e o reconhecimento da qualidade da educação a distância ofertada pela universidade.

O primeiro dia de encontro foi dedicado à mesa de abertura do curso. Durante a solenidade, fizeram o uso da palavra a coordenadora da Licenciatura em Artes Visuais EaD, Valéria Fabiane B. Ferreira Cabral; o diretor do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), Wagner Bandeira; o diretor da FAV, Bráulio Vinícius Ferreira, e o Pró-Reitor de Graduação, Israel Elias Trindade.

Imagem mostra a mesa de abertura da  Licenciatura em Artes Visuais EaD
Mesa de abertura da Licenciatura em Artes Visuais EaD na UFG.

Os presentes puderam compreender a importância da criação do primeiro curso institucional na modalidade a distância, após anos de parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), principal responsável pela oferta da formação de 2007 até 2023. De acordo com Valéria, foi ressaltado o compromisso social da UFG, enquanto uma universidade pública federal, com a formação de professores e professoras de artes visuais. Posteriormente, houve a palestra com Prof.ª Dr.ª Leda Guimarães com a temática: “Ensino de arte no Brasil: exercícios de inventariação, sem mapas, nem roteiros”.

A programação do segundo dia foi dedicada à disciplina de Ateliê Bidimensional, ministrada pelo Prof.º Dr.º Elinaldo Meira. A pergunta-chave que conduziu as discussões durante o dia de atividades corresponde à: “O que pode ser desenho?”. “Foram realizadas duas propostas de sensibilização para o desenho. Uma a partir de estímulos sonoros para o desenvolvimento de grafismos, com a confecção de pincéis pelo grupo de estudantes. E a outra proposta, também a partir de estímulos sonoros, foi a realização de uma composição coletiva”, explicou a coordenação.

Além disso, os estudantes participaram de um momento avaliativo por meio da visita à exposição individual “[projeto para a construção de uma memória]” de Kassius Brunno, localizada na Galeria da FAV/UFG. Segundo o pesquisador, “a proposta da exposição é a de traçar caminhos para a imaginação de cada visitante, através dos caminhos que o artista traçou para si, como meio de (re)invenção das memórias pela imaginação poética”.

Imagem mostra alunos e professores da  Licenciatura em Artes Visuais EaD
Discentes e docentes do curso reunidos na Galeria da FAV/UFG.

Conforme informado pela coordenadora, o próximo encontro presencial em Goiânia está agendado para os dias 5 (19h às 21h30) e 6 de julho (8h30 às 18h) e ainda está sendo planejado pelo colegiado do curso.

Categorias: NOTÍCIA