Texto na Imagem: Capacita CIAR. Aulas online e gratuitas, certificado de conclusão e quatro formações.

Capacita CIAR oferece formações online, gratuitas e certificadas

Projeto tem como público-alvo professores, técnicos, tutores e estudantes

Texto na Imagem: Capacita CIAR. Aulas online e gratuitas, certificado de conclusão e quatro formações.

Imagem: Yanca Cristina - CIAR/UFG
Texto: Equipe Pedagógica e de Gestão Moodle - CIAR/UFG

O Capacita CIAR é um projeto coordenado pela equipe Pedagógica e de Gestão Moodle, do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG), voltado para a oferta de formações diversas e capacitações de curta duração (nanoencontros). O projeto tem como objetivo potencializar e aprimorar o desenvolvimento de atividades acadêmicas que utilizam tecnologias da informação e comunicação.

As primeiras formações, totalmente gratuitas, ocorrerão entre os meses de outubro e novembro de 2023, por meio de encontros síncronos, todos com emissão de certificado para os concluintes.

Os nanoencontros têm como público-alvo interessados em utilizar ou aprimorar o uso de tecnologias em seu planejamento pedagógico, em especial de recursos disponíveis e compatíveis com a plataforma Moodle. Serão ofertadas 15 vagas para cada encontro, voltadas para docentes, de cursos presenciais ou a distância, tutores de cursos EaD, vinculados ou não à UFG, e demais interessados.

Não serão disponibilizadas vagas além do limite estabelecido para cada nanoencontro. As inscrições que excederem o total de vagas disponíveis constituirão um banco de dados de interessados para ofertas futuras.

Para realizar a inscrição é necessário preencher um formulário. Após a conclusão da inscrição será encaminhado um convite para participação na formação pelo e-mail cadastrado no formulário. Caso o participante queira realizar mais de um curso, basta selecionar todos os cursos do seu interesse.

Confira abaixo as formações disponíveis:

Formação 1: Vídeo interativo no Moodle com H5P

11/10/2023 - 14:00 as 15:30

Este curso tem como objetivo capacitar os participantes a criar e editar vídeos interativos utilizando a ferramenta H5P, proporcionando um conhecimento sólido sobre o desenvolvimento de vídeos, com foco na melhoria do aprendizado através da interatividade. Por meio deste curso, os participantes serão capazes de integrar perguntas, atividades e feedbacks interativos em seus vídeos, tornando o conteúdo mais envolvente e eficaz para o público-alvo.

Formação 2: Diagramando e estilizando a sala Moodle

26/10/2023 - 09:00 as 10:30

O objetivo deste curso é ensinar os participantes a estruturar ambientes virtuais de aprendizagem na plataforma Moodle, utilizando dos conceitos básicos de um design instrucional para uma organização pedagógica clara, intuitiva, interativa e eficaz ao processo ensino e aprendizagem, aplicando recursos gráficos para diagramar um ambiente virtual com as ferramentas disponíveis na plataforma.

Formação 3: Criando videoaulas do roteiro à publicação

16/11/2023 - 14:00 as 15:30

O objetivo deste curso é capacitar os participantes a planejar, criar e distribuir videoaulas eficazes para o ensino a distância. Durante o curso, os participantes aprenderão as melhores práticas para estruturar o conteúdo das aulas, criando roteiros claros e objetivos que facilitem a compreensão do tema e a gravar vídeos de alta qualidade, aplicando técnicas de iluminação, áudio e enquadramento. Ao final, serão capazes de criar videoaulas de alta qualidade.

Formação 4: Conectando pessoas: Videoconferências no Moodle IPÊ

30/11/2023 - 09:00 as 10:30

O objetivo deste curso é ensinar os participantes a utilizar a plataforma de videoconferência da RNP integrada ao Moodle IPÊ, para realizar reuniões e conferências web de alta qualidade. Os participantes aprenderão a criar e gerenciar salas de conferência, compartilhar tela, usar áudio e vídeo, gravar, gerenciar apresentações, compartilhar documentos e resolver problemas comuns em videoconferências.

Categorias: Inscrições abertas