Imagem mostra professora Janice Lopes em entrevista na TV UFG

Diretora do CIAR concede entrevista sobre analfabetismo digital na TV UFG

Atualizada em 13/03/26 10:50.

Problema também atinge as gerações mais jovens, que enfrentam dificuldades de inserção no mercado

Imagem mostra professora Janice Lopes em entrevista na TV UFG

Imagem: TV UFG
Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG

A diretora do CIAR, professora Janice Lopes, participou na última quinta-feira (12) de uma entrevista sobre analfabetismo digital na TV UFG. 

Para a professora, o analfabetismo se expressa mesmo entre os grupos que têm mais familiaridade com tecnologias digitais. "A gente tende a acreditar que as pessoas mais jovens e que têm acesso à educação superior têm mais destreza com o uso dessas ferramentas, mas quando olhamos de maneira mais aprofundada para esse grupo, a gente percebe que essa destreza se restringe a determinados contextos", explica, apontando ainda que "uma utilização técnica, mecânica, não significa exatamente uma utilização crítica nesses contextos".

A conversa ainda tratou de habilidades técnicas com programas específicos e que são demandadas pelo mercado de trabalho, exclusão digital em função de formação frágil ou deficiente, digitalização e segurança em serviços públicos digitais, questões geracionais na apropriação de tecnologias digitais, além de vários outros tópicos.

Confira a entrevista completa:

Categorias: NOTÍCIA principal