fotografia de premiação de Leandro Pimentel

Servidor do CIAR/UFG tem filme de animação premiado no FICA 2025

已在 17/06/25 16:53 更新。

Curta Entressonho venceu o Prêmio TV Anhanguera e Melhor Curta-Metragem na Mostra Cinema Goiano

fotografia de premiação de Leandro Pimentel

Imagem: Vinícius Schmidt
Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG

O servidor do CIAR e designer gráfico Leandro Pimentel teve seu curta-metragem de animação, Entressonho, premiado na categoria Melhor Curta-Metragem na Mostra Cinema Goiano, do Festival Internacional de Cinema Ambiental, o FICA. A produção também recebeu o Prêmio TV Anhaguera durante o evento.

O filme é uma animação tradicional, desenhada, roteirizada e dirigida pelo próprio designer, e é uma produção autobiográfica, inspirada num processo de adoecimento, tratamento e recuperação de saúde mental pelo qual o autor passou. "Fiquei mais de uma década com crise de insônia severa, crise de ansiedade. Quando comecei a fazer meu tratamento para saúde mental eu comecei a melhorar e comecei a mudar meu estilo de vida, e isso me inspirou e mudou o meu processo criativo", explica.

"Quando voltei a sonhar, esses sonhos me inspiraram artisticamente e senti necessidade de fazer as ilustrações que eram estáticas se tornarem animadas, para tentar representar todas as sensações que eu tinha com os meus sonhos. O sonho tem todas essas questões sensoriais que eu queria transmitir com a animação, essa sinestesia", relata.

Assista ao trailer da animação logo abaixo:

Leandro diz que, durante a pandemia, quando não era possível sair e nossas relações se davam apenas por meio de tecnologias digitais no espaço da própria casa, sua mente buscava refúgio nos sonhos. "Meus sonhos me levavam para ambientes externos e naturais: deserto, rios, mares, espaço... E foi isso que me inspirou a fazer animação também. Então, a narrativa mostra um personagem que, cada vez que ele sonha, ele acorda mais forte. É como se os sonhos fossem fases de um videogame", descreve.

"Então, cada vez que ele sonha, ele acorda mais forte, mais saudável, mais feliz. Vai vendo o mundo de uma forma mais leve, né? E vai se tornando cada vez mais saudável. Então é sobre transformação, é sobre ver a vida de uma outra forma, é sobre sonhar um futuro melhor -- sobre voltar a sonhar, literalmente e metaforicamente", ressalta. 

Os desenhos de cenários, personagens e mesmo a animação foram feitos pelo designer, que usou toda a sua experiência como ilustrador. A produção, roteiro e direção do curta foram todas realizadas por Leandro. As únicas tarefas terceirizadas foram a trilha sonora, a cargo de Maurício Fleury e César Canindé, e o desenho de som, realizado por Guile Martins "Eu queria que ficasse realmente autoral, assim, porque era uma obra muito pessoal, que contava uma história muito íntima minha", justifica.

O diretor e ilustrador revela que pretende continuar a fazer animações como essa, contando histórias que inspiram. "Foi minha primeira animação, então foi um experimento. O plano é seguir fazendo animações que possam ajudar as pessoas a ver o mundo de uma maneira mais esperançosa", explica.

Entressonho estará disponível em breve na programação da TV UFG.

 

类别: NOTÍCIA principal