Imagem mostra uma professora e um aluno lendo um livro infantil.

CAPES e MEC lançam curso sobre Educação Inclusiva para professores

Formação desenvolvida em parceria com a UFG recebe inscrições a partir de 21 de outubro

Imagem mostra uma professora e um aluno lendo um livro infantil.

Texto: Yanca Cristina - CIAR/UFG, com informações da CAPES
Foto: iStock

O curso “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), recebe inscrições a partir de 21 de outubro. No total, serão ofertadas 1.250.000 vagas para professores que atuam na educação básica no Brasil.

As aulas serão iniciadas em março de 2025. A formação será por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo sido desenvolvida em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Apesar da contribuição no processo de desenvolvimento, a UFG não será umas cinquenta instituições a ofertarem o curso. No estado, o Instituto Federal de Goiás (IFG) será responsável pelo processo de inscrição para preenchimento das vagas.

A carga horária será de 120 horas, na modalidade a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da CAPES. Serão ministrados quatro módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação da Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas, e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.

De acordo com a CAPES, o objetivo do curso “é formar educadores para desenvolver concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade”.

 

Source: CAPES/MEC

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