Imagem com fotografia de diversas pessoas posando para uma foto coletiva em um auditório é acompanhada do seguinte texto: "ForUAB publica carta aberta pelo fortalecimento do Sistema UAB"

ForUAB lança carta aberta pelo fortalecimento do Sistema UAB

Documento foi elaborado em novembro, durante o CIET:EnPET e o ESUD:CIESUD de 2022

Imagem: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG, com fotografia do ForUAB (2022)
Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG, com informações do Sistema EaD do IFAM

O Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB) publicou, na última semana, uma Carta Aberta em defesa do fortalecimento do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), responsável pela oferta de dezenas de cursos na modalidade a distância em universidades e institutos federais e estaduais de todo o país.

O documento tem o objetivo de "subsidiar a Equipe de Transição, designada pelo Presidente da República eleito (2023-2026), e colocar este Fórum à disposição para discussão de questões mais amplas relativas à EaD".

O texto analisa o progresso acumulado ao longo de mais de quinze anos da iniciativa e propõe algumas ações para o seu fortalecimento e manutenção. Dentre as recomendações, destacam-se:

• Alteração dos requisitos para atuação na UAB;
  • Apoio e escuta ativa dos atores que compõem a UAB;
  • Ampliação do campo de atuação e ofertas;
  • Regularidade na oferta de cursos da UAB;
  • Reajuste dos mensalidades dos valores de bolsas;
  • Revisão dos parâmetros de fomento da CAPES para o sistema UAB;
  • Medidas de prevenção e combate à evasão estudantil.

A carta foi elaborada e publicada durante o Congresso Internacional de Educação e Tecnologias/Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias (CIET:EnPET), que neste ocorre em cojunto com o Congresso Internacional de Educação Superior a Distância/Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância (CIESUD:ESUD).

Sistema UAB

De acordo com o documento publicado pelo ForUAB, atualmente o Sistema UAB atende 140 instituições públicas de ensino superior, que oferecem seus cursos em 977 Polos distribuídos nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Para o ForUAB, o sistema funciona "promovendo articulação nos três níveis governamentais (Federal, Estadual e Municipal) e contribuindo sobremaneira para o crescimento de municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) e índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB), além de apoiar pesquisas com metodologias inovadoras para Educação Superior no século XX".

Em Goiás, a UFG já ofereceu diversos cursos de graduação e especialização com fomento do Sistema UAB. Atualmente estão em curso o bacharelado em Biblioteconomia, as licenciaturas em Artes Visuais e Matemática e a especialização em Educação Física Escolar. Entre o final deste ano e o início de 2023, há expectativa de abertura de novas turmas para a especialização em Ensino de Artes Visuais: Abordagens Metodológicas e Processos de Criação e também para a licenciatura em Matemática.

Para otimizar o atendimento à demanda regional por suas formações, a UFG tem trabalhado em conjunto com as outras instituições atendidas pelo sistema UAB para distribuir as vagas nos Polos espalhados pelos municípios de Goiás. Assim, em articulação promovida pelo CIAR, os núcleos de educação a distância da Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano) têm se reunido para planejar suas ofertas pelo sistema.

Categorias: principal