
Instituições de ensino de Goiás avaliam demanda por Cursos EaD para 2022
É possível registrar interesse em cursos da UFG, UEG, IFG, IF Goiano e UFCat
Texto e Imagem: Raniê Solarevisky - CIAR-UFG
As instituições públicas de ensino superior do Estado de Goiás estão realizando uma Pesquisa de Demanda de Cursos EaD para 2022. A intenção do levantamento é avaliar o interesse pelas formações da UFG, UEG, IFG, IF Goiano e UFCat nos municípios que possuem Polos para oferta dos cursos.
Os resultados da pesquisa devem ajudar as instituições a definir quais cursos serão oferecidos e quais Polos devem receber mais vagas para cada formação, de acordo com a demanda registrada. Para registrar interesse em até 2 cursos EaD, basta fazer um cadastro em bit.ly/pesquisa-ead e escolher as formações que deseja fazer.
É importante frisar que o registro de interesse nos cursos NÃO garante vaga nas formações, NEM confirma a oferta dos cursos escolhidos. O levantamento é apenas uma das etapas de definição da lista de cursos que vão abrir inscrições.
Além disso, o registro permite que o CIAR envie uma mensagem por e-mail com um aviso sobre a abertura de inscrições para o(s) curso(s) escolhido(s).
Resultados e Oferta dos Cursos
Os cursos EaD serão oferecidos por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência de fomento do Ministério da Educação.
Para que um curso seja oferecido, sua oferta precisa ser aprovada em um edital do programa UAB, lançado pela CAPES. As instituições inscrevem os cursos que pretendem oferecer no edital e, caso sejam contempladas na seleção, têm garantia dos recursos para pagamento das equipes, confecção de materiais didáticos e outras atividades administrativas.
No momento, a CAPES ainda não lançou o edital para propostas de cursos, mas a previsão da agência é de que o processo de seleção ocorra ainda no primeiro de semestre de 2022, com provável oferta dos primeiros cursos no segundo semestre do ano.
Fonte: CIAR/UFG
Categorias: principal