Imagem com ilustração de pessoas falando em múltiplas línguas é acompanhada do seguinte texto: CIAR - Notícia - Faculdade de Letras e CIAR realizam seleção remota

CIAR e FL/UFG realizam seleção online para Mestrado em Letras e Linguística

Parceria com a Faculdade de Letras celebra segunda edição de exame com candidatos de todas as regiões do Brasil

Imagem com ilustração de pessoas falando em múltiplas línguas é acompanhada do seguinte texto: CIAR - Notícia - Faculdade de Letras e CIAR realizam seleção remota

Imagem: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG
Texto: Alexander Pereira - CIAR/UFG

A Faculdade de Letras e o CIAR realizaram no último dia 08 a primeira etapa do processo seletivo para preenchimento de vagas do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL/UFG). Pelo segundo ano consecutivo, a prova foi realizada por meio da parceria entre o CIAR e o PPGLL/UFG, de forma inteiramente remota, por meio da plataforma Moodle IPÊ Eventos. Participaram da seleção 42 candidatos (incluindo 3 pessoas com deficiência auditiva) de várias regiões do país. 

Foram cadastradas na plataforma um total de 6 provas das áreas de linguísticas e estudos literários. Neste ano, novamente a equipe Pedagógica e de Gestão Moodle do CIAR ofereceu suporte às várias etapas do evento: cadastramento de usuários, testes de acesso, cadastramento de provas, criação de tutoriais de acesso, diagramação da sala no ambiente virtual e capacitação para os membros da secretaria do programa, fiscais de provas e para as bancas de avaliação. Além disso, após a 1ª etapa, os candidatos, tanto do mestrado quanto do doutorado, podem acessar os resultados dos recursos dentro da Plataforma Moodle IPÊ.

De acordo com a Profa. Elena Ortiz Preuss, coordenadora do PPGLL/UFG, “a parceria entre o PPGLL e o CIAR viabilizou a realização do processo seletivo online de maneira segura, além de criar condições adequadas para que os critérios de seleção, almejados pelo programa, pudessem ser devidamente avaliados. É importante salientar que a realização do processo seletivo online permitiu a participação de candidatos de diferentes estados do país, mesmo no contexto da pandemia. Isso mostra a relevância institucional do trabalho desenvolvido pelo CIAR.” A Prof.ª Patrícia Roberta de Almeida Castro Machado (FL/UFG) e a secretária do PPGLL, Vera Lúcia Almeida Viana, que coordenaram o processo seletivo, também avaliam positivamente a cooperação entre CIAR e Faculdade de Letras.

A Prof.ª Janice Pereira Lopes, Coordenadora Pedagógica e de Gestão Moodle do CIAR, avalia que “a cada nova parceria para a realização de atividades dessa natureza, os instrumentais e as condições técnicas são aprimoradas, resultando em processos cada vez mais céleres e seguros. A expectativa é de que, a partir das experiências construídas no período da pandemia, mesmo com o retorno das atividades presenciais, parte destas atividades sigam ocorrendo a distância, ampliando o espectro de alcance de processos seletivos e de outras ações institucionais.”

A parceria no certame continua até o dia 07 de dezembro, quando se encerra o cronograma do processo.

Fonte: CIAR/UFG; FL/UFG

Categorias: principal