
Coleção Inclusão reúne cinco livros sobre acessibilidade na Educação
Lançamento inaugura série de lives do CIAR sobre temas, produtos e experiências em EaD
Imagem: Canal do CIAR/UFG (captura)
Texto: Raniê Solarevisky
Na última quarta-feira (12), o CIAR realizou em seu canal do YouTube o lançamento da Coleção Inclusão, série de e-books que reúnem produções de diversos autores sobre acessibilidade na educação. O lançamento marcou o início do Conexão CIAR, série de lives realizadas pelo órgão para tratar de temas, produtos e experiências da EaD.
Para uma das organizadoras da coleção, Profa. Vanessa Dalla Déa, “esse trabalho só é possível, com toda essa dimensão e recursos de acessibilidade, porque foi construído com muitas mãos. É um material que pensa, para além da acessibilidade, um desenho universal: se eu enxergo de maneiras diferentes, se eu ouço de maneiras diferentes, ou aprendo de maneiras diferentes. Esse é um desafio que o CIAR abraçou com a gente”. Segundo a pesquisadora, só na UFG há cerca de 340 estudantes com alguma deficiência, “super eficientes, que são pesquisadores e que são leitores. Por isso, ao escrever sobre inclusão, não poderíamos deixar essas pessoas de fora”, pontua, destacando os aspectos acessíveis da coleção.
O material contou com o apoio do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (MediaLab /UFG) e de seu conselho editorial, composto por pesquisadores de universidades e institutos de vários países. “Nós levamos até a Reitoria uma perspectiva de que a acessibilidade fosse, para a UFG, não uma obrigação, mas um valor, e um valor voltado para a cidadania,”, explicou o coordenador do laboratório e também organizador da Coleção, Cleomar Rocha. “Acredito que estamos conseguindo converter publicações que no ambiente acadêmico são funções ordinárias em um projeto extraordinário, para lá de especial”, reforçou, referindo-se à Coleção.
De acordo com uma das autoras dos ebooks e coordenadora da equipe de Publicação do CIAR, Profa. Ana Bandeira, o próprio material foi desenvolvido de maneira que possa ser lido por todos, com atenção a aspectos de composição cromática, facilidade de navegação por leitores de tela. “Pensar um material inclusivo não encarece o material, não é algo a mais a se fazer, e eu não tenho que fazer por exemplo um e-book com um conteúdo e um outro para que uma pessoa cega possa ter acesso. A nossa perspectiva aqui é de um material a que todas as pessoas possam ter acesso”, explica.
A diretora do CIAR/UFG, Prof. Marília de Goyaz, parabenizou toda a equipe envolvida no trabalho com os ebooks, agradeceu o prestígio da audiência e convidou os participantes para acompanharem as próximas edições do Conexão CIAR, bem como realizarem sua inscrição no ESUD 2020.
Acesse os materiais da Coleção Inclusão
Acesse o Acervo de Materiais CIAR/UFG
Confira o evento de lançamento na íntegra:
Quelle: CIAR/UFG
Kategorien: principal