Fotografia mostra equipes do CIAR e da PROGRAD posando para foto em sala de reuniões do CIAR.

CIAR recebe equipe da PROGRAD em reunião itinerante de integração

Atualizada em 19/04/23 14:52.

Encontro apresentou serviços, expediente e projetos do órgão para a administração superior da UFG

Fotografia mostra equipes do CIAR e da PROGRAD posando para foto em sala de reuniões do CIAR.

Imagem: Rafhael Cardoso - CIAR/UFG
Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG

O CIAR recebeu hoje (19) a equipe da Pró-Reitoria de Graduação da UFG (PROGRAD/UFG) em seu prédio. O encontro faz parte de um projeto da PROGRAD de reuniões de integração entre os membros da Pró-Reitoria e os colaboradores de outros órgãos e unidades acadêmicas da UFG.

Além do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Israel Elias Trindade, e da Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Profa. Heliny Carneiro Cunha, representantes do Centro de Gestão Acadêmica e de cada diretoria da PROGRAD estiveram presentes e apresentaram seus cargos e atribuições.

O diretor do CIAR, Prof. Wagner Bandeira, recepcionou os convidados apresentando as instalações do órgão e os serviços oferecidos pelas suas equipes. O professor explicou que o CIAR concentrava, há alguns anos, a maior parte de suas atividades no atendimento à demandas dos cursos EaD oferecidos pela UFG como parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Segundo o diretor, a desidratação do programa ao longo dos anos, as oportunidades de parcerias e propostas de projetos de instituições parceiras e o aumento da procura por formação e recursos de integração entre tecnologias e educação dentro da UFG mudaram esse cenário. Atualmente, a maioria dos projetos desenvolvidos no órgão foram propostos por instituições externas à UFG.

Produção

A coordenadora de Publicação e de Gestão de Projetos Externos, Profa. Ana Bandeira, mostrou alguns dos materiais didáticos produzidos recentemente pelo órgão e disponibilizados gratuitamente no Acervo de Materiais. A professora destacou que, em cada projeto assumido pela equipe, há uma preocupação muito forte em cumprir requisitos mínimos de acessibilidade nos materiais desenvolvidos.

Essa postura culminou no desenvolvimento, em parceria com professores autores, do SeInclui, que será convertido em um curso autoinstrucional e oferecido à comunidade da UFG, com certificação, em um projeto que pretende somar forças com a Secretaria de Inclusão e também a com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFG.

 

Pedagógico

A Profa. Janice Lopes, que também integra a equipe da PROGRAD e é coordenadora Pedagógica e de Gestão Moodle do CIAR, falou sobre o trabalho à frente das formações e serviços oferecidos em EaD. Nos últimos dias, a equipe tem oferecido uma nova edição de seu curso de formação para professores, o e-Duca, para docentes do curso de Licenciatura em Matemática EaD da UFG. A expectativa é que essa formação possa ser oferecida a toda a universidade no futuro.

A docente disse que a equipe do CIAR tem capacidade de acompanhar o projeto pedagógico de uma formação a distância desde o seu planejamento até sua execução, passando pela seleção e formação de profissionais, design instrucional, montagem de salas no Moodle, implementação de recursos, suporte e atualizações de plataforma. O Fortalecer, oferecido em parceria com o antigo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e o projeto dos COTECs, iniciativa do governo de Goiás em conjunto com a UFG, foram citados como exemplos.

 

EaD e Visibilidade

"O último censo, que é de 2021 e recolheu dados desde 2014, mostrou que a EaD teve um aumento de quase 400% nas faculdades privadas. E é isso que sustenta a imagem ruim da modalidade. Eu pergunto: qual é a qualidade destes cursos EaD? Qual é a qualidade dos cursos presenciais nestas [mesmas] instituições? Não interessa se é a distância ou presencial. O objetivo de algumas dessas instituições é outro. O nosso, é formar pessoas com qualidade, com olhos na sustentabilidade, ensino, pesquisa e extensão", declarou o Pró-Reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, referindo-se ao estigma com que a modalidade EaD ainda é recebida junto a alguns professores e discentes.

Para o Prof. Wagner Bandeira, a maior parte do preconceito com a modalidade deve-se ao fato de que a maioria de seus críticos não a conhece verdadeiramente. Os presentes discutiram como poderiam tornar o trabalho do CIAR mais visível para a comunidade da UFG sem sobrecarregar o órgão com as demandas internas da universidade, apontando o aumento repentino no interesse em recursos e formação para a EaD depois da pandemia da COVID-19.

A equipe da PROGRAD sugeriu implementar um tempo específico de fala para o CIAR na Câmara de Graduação da universidade, para permitir que mais docentes conheçam o trabalho do órgão e os serviços que têm a oferecer. A proposta foi aceita pelo diretor do órgão, que também disse ter esperanças de que o órgão passe a ser mais demandado internamente assim que seus serviços e propostas para integração entre educação e tecnologias forem efetivamente conhecidos e explorados pela comunidade acadêmica.

Categorias: principal