
Novo site do CIAR acompanha fase de apoio a múltiplos projetos
Endereço do órgão observa acessibilidade e utiliza modelo construído pelo Cercomp e Secom
Imagem: Guilherme Mendes - CIAR/UFG
O CIAR reformulou seu endereço na web para se ajustar à Política de Comunicação da UFG e oferecer uma experiência melhor para seus usuários. Agora, o órgão conta com um site que faz uso do modelo criado pela SETI/Cercomp/UFG e pela Secom/UFG, com menus reformulados, navegabilidade melhorada e conteúdos em novo formato.
A equipe de publicação do órgão também está colaborando com o Cercomp, a Secom e o Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade (Sinace/UFG) para melhorar ainda mais as opções de acessibilidade não só do site do CIAR, mas de todos os endereços da UFG.
O site antigo ainda pode ser acessado pelo endereço https://siteantigo.ciar.ufg.br/ e será mantido para registro e arquivo.
Ações recentes
O lançamento do novo site coincide com uma fase de apoio a muitos projetos. Atualmente, o CIAR oferece suporte a diversas atividades a distância da UFG, com oficinas de formação, realização de webconferências e produção de materiais.
Dentre as diversas ações realizadas nesse período de ensino remoto emergencial, destacam-se:
- a oferta de módulos de formação;
- apoio para provas de língua estrangeira online;
- participação e promoção de lives formativas;
- colaboração na gestão do site UFG em Casa;
- produção de material com orientações para docentes e técnicos.
O CIAR também articula com o Centro de Seleção (CS/UFG) e o Centro de Gestão Acadêmica (CGA/UFG) a realização de um processo seletivo para os cursos de graduação a distância em Matemática e Biblioteconomia, com início previsto para 2021.
O órgão ainda é responsável pela organização do ESUD/CIESUD 2020, um dos maiores eventos digitais sobre EaD do país, que ocorre entre 09 e 13 de novembro. Com inscrições abertas, o evento discute neste ano o tema "Docência Online: Cenários e Desafios para a Educação em Rede" e tem o apoio do Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), além do International Council for Open and Distance Education (ICDE).
Fonte: CIAR/UFG