
CIAR apresenta nova versão do EADmin à equipe da PRPG e Coordenadores de Pós-Graduação
Sistema de processos seletivos será utilizado em cursos de especialização, mestrado e doutorado da UFG
Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG
Imagem: Captura de tela da reunião
O CIAR apresentou, na última quinta (26), uma nova versão do seu sistema de processos seletivos, o EADmin, para uso nos cursos de pós-graduação da UFG. Em reunião com equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFG) e coordenadores de cursos de especialização, mestrado e doutorado, foram demonstradas novas funcionalidades e uma interface revisada que deve servir com mais eficência à gestão de seleções para cursos lato sensu e stricto sensu.
De acordo com o Pró-Reitor Adjunto e Diretor Geral de Pós-Graduação Stricto sensu da PRPG/UFG, professor Wilson José Flores, o uso do EADmin nos processos seletivos de pós-graduação não será obrigatória por enquanto, mas deve oferecer uma gestão mais facilitada, ágil e organizada desses processos.
"O uso do Google Forms para gerir os processos seletivos faz sentido em termos práticos, mas traz alguns problemas: o Forms não atende as exigências da lei em termos de segurança da informação", declarou. O docente disse que o uso do EADmin oferece a direção de uma solução institucional e que permite, tanto da perspectiva do programa de pós-graduação quanto dos candidatos, uma gestão mais eficiente do processo seletivo.
O diretor do CIAR, Prof. Wagner Bandeira, destacou que o sistema foi criado há mais de 10 anos e tem atendido, sobretudo, cursos de graduação e pós-graduação lato sensu do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecidos na modalidade a distância ou semipresencial, além de cursos de aperfeiçoamento e extensão, eventualmente. "O principal fator do EADmin é a segurança. Ele é sistema autoral, desenvolvido por nós, então todo o trabalho de segurança, tratamento de dados fica dentro da instituição e isso é extremamente importante para atender as exigências da LGPD", explica.
Wagner também destacou que a ferramenta facilita o acesso a um histórico dos processos seletivos -- função especialmente importante para os programas de pós-graduação, que precisam confeccionar relatórios com base em registros e dar sequência às gestões anteriores, quando há mudança de coordenação no programa, por exemplo. "Além disso, a plataforma também é customizável, permitindo a edição dos campos nos formulários de inscrição. Podemos adaptar da melhor forma possível para os usuários. Ela está em revisão de usabilidade e de interface neste momento", destacou.
Segundo o responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, o servidor técnico Luiz Martins, a nova versão do EADmin foi construída para ser flexível, escalável e intuitiva, considerando as necessidades diversas de cada tipo de seleção, regulada por edital próprio. "A única maneira de conseguir atender essa demanda é justamente fazer uma customização da maneira como a gente vai organizar esse processo seletivo e uma flexibilização de como a gente vai gerenciar isso", reforçou, passando à demonstração dos formulários customizados com um caso prático.
Confira a gravação da apresentação: