Imagem mostra uma tela de notebook com um código de programação. Christopher Gower.

EaD revoluciona o acesso ao conhecimento científico e tecnológico no Brasil

CIAR celebra os avanços da modalidade no Dia da Ciência e da Tecnologia

Imagem mostra uma tela de notebook com um código de programação. Christopher Gower.

Texto: Yanca Cristina - CIAR/UFG
Foto: Christopher Gower/Unsplash

A educação a distância possui um impacto crescente na popularização do conhecimento científico e tecnológico no Brasil. No Dia da Ciência e da Tecnologia, 16 de outubro, esse progresso é celebrado. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) é o responsável por implementar e apoiar as atividades acadêmicas de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa integradas pelas tecnologias da informação e comunicação, na modalidade a distância.

No contexto atual, é difícil imaginar uma formação, especialmente nas áreas de ciência e tecnologia, que não envolva o uso de mecanismos tecnológicos. “A capacitação e a produção de materiais didáticos contribuem para a construção de um repertório sólido para quem atua nessas áreas, onde o trabalho colaborativo e a atuação em equipes multidisciplinares, muitas vezes distantes geograficamente, são cada vez mais comuns. As tecnologias facilitam essa integração de maneira dinâmica e eficaz”, pontua o diretor do CIAR, Wagner Bandeira.

Nessa perspectiva, o trabalho do CIAR inclui a capacitação de docentes e discentes para lidar com essas ferramentas, que estão em constante atualização e exigem aprendizado contínuo. “Oferecemos suporte na produção de materiais didáticos, tanto para cursos presenciais quanto a distância, e na manutenção de ambientes virtuais de aprendizagem. Cuidamos da gestão, segurança e suporte desses ambientes, garantindo que professores possam oferecer disciplinas ou cursos de maneira eficaz, desde a capacitação inicial até o acompanhamento dos espaços e a produção de conteúdos”, destaca o professor.

Ele considera que a EaD surge como uma solução acessível, tanto para aqueles que moram longe quanto para os que não conseguem seguir horários fixos de aulas presenciais. “A metodologia da educação a distância, que permite atividades assíncronas e flexíveis, sem a necessidade de horários rígidos, facilita o acesso ao ensino, democratizando-o. Essa modalidade desempenha um papel essencial na ampliação do acesso ao conhecimento”.

Wagner também enfatiza a importância de iniciativas como o Portal da Escola de Pós e a Plataforma Conecta, ambos desenvolvidos pelo órgão, que oferecem cursos e capacitações em âmbito nacional, ampliando de forma significativa o alcance do conhecimento para além das fronteiras do estado de Goiás. “O investimento contínuo nessas tecnologias é fundamental para o avanço das áreas de ciência, tecnologia e educação”, finaliza.

Kategorien: NOTÍCIA