"A gente precisa ter clareza sobre as potencialidades dessas ferramentas"
Profa. Janice Lopes avalia uso de inteligência artificial na educação em entrevista para TV Anhanguera
Imagem: Globoplay / TV Anhanguera
Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG
A coordenadora Pedagógica e de Gestão Moodle do CIAR, Profa. Janice Lopes, foi entrevistada pela TV Anhanguera em uma matéria que avalia os impactos da inteligência artificial (IA) na educação. A reportagem faz parte de uma série produzida pelo veículo sobre inteligência artificial, chamada "IAí?".
A matéria apresenta escolas públicas que estão utilizando aulas de robótica e programação como matérias eletivas nos currículos dos estudantes da educação básica, além de mostrar as impressões de professores e estudantes do ensino fundamental e médio envolvidos com cursos na área.
A reportagem também faz menção ao uso do Chat GPT na confecção de trabalhos escolares e as discussões e dilemas gerados nas universidades com a introdução de ferramentas de IA generativas, que produzem textos sobre qualquer assunto e em qualquer formato com base nas solicitações dos usuários.
“Eu tenho para mim que proibir o uso é talvez o caminho mais fadado ao fracasso”, defende a Profa. Janice Lopes na matéria. “O que a gente precisa é ter clareza sobre quais são as potencialidades dessas ferramentas, mas também ter muita clareza com relação às limitações”.
Para a docente, a ferramenta pode produzir, na verdade, oportunidades de propor atividades inéditas, como a revisão do conteúdo gerado por IA, investigando as referências utilizadas pela aplicação para produzir um texto, por exemplo. “Uma das possibilidades seria inclusive de o professor questionar a validade desse texto e colocar o estudante para avaliar em que medida aquele texto realmente é real, que fontes são essas”, sugere.
Confira a matéria na íntegra aqui.
Categories: NOTÍCIA