
"EaD traz demanda por metodologias diferenciadas", defende diretor do CIAR
Em entrevista para o Jornal Opção, Wagner Bandeira fala sobre a modalidade e seus desafios
Imagem: Jornal Opção
Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG
Em matéria publicada neste mês de dezembro, o diretor do CIAR, Prof. Wagner Bandeira, concedeu entrevista para o Jornal Opção para falar sobre os diferenciais, desafios e potencialidades da educação a distância. Além de ocupar a direção do CIAR desde janeiro de 2022, o professor já coordenou um curso de especialização a distância e também dirigiu diversos projetos multimídia utilizados como material didático em formações a distância e presenciais da UFG.
Segundo Wagner, a possibilidade de alcançar um público maior, permitir mais flexibilidade de horário e facilidade de conciliar horários de estudo com os de trabalho são vantagens da modalidade em relação ao ensino presencial, embora nada disso dispense a necessidade de metodologias específicas a EaD. O docente também identifica algumas barreiras para o desenvolvimento adequado de atividades nesse formato.
“O acesso à Internet de qualidade, assim como a dispositivos computacionais adequados, além de um baixo índice de letramento informacional, dificultam bastante. Outro obstáculo importante é a própria capacitação do corpo docente e da estruturação de tutores qualificados para desenvolverem as competências necessárias”, destaca.
Confira a matéria completa aqui.
Categorias: NOTÍCIA