Fotografia mostra diretor do CIAR, Wagner Bandeira, ao lado da professora Daniela da Costa Britto Pereira de Lima (FE/UFG), do Pró-Reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, e daPró-Reitora Adjunta de Graduação, Heliny Carneiro Cunha Neves.

CIAR participa de debate sobre a Institucionalização da EaD na UFG

Evento deu início a oficialização de um documento que regulamenta as ofertas a distância na universidade

Texto e Imagem: Yanca Cristina - CIAR/UFG

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás (PROGRAD) promoveu, na última segunda-feira (21), a terceira edição do “Currículo em Debate”, com a temática “A educação a distância na UFG”. No evento, houve a apresentação de um relatório desenvolvido em parceria com as unidades acadêmicas e coordenado pelo diretor do CIAR, Wagner Bandeira da Silva, e pela Profa. Daniela da Costa Britto Pereira de Lima, da Faculdade de Educação (FE/UFG), acerca dos subsídios e reflexões para a institucionalização da EaD na universidade.

O encontro foi mediado pelo Pró-Reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, e pela Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Heliny Carneiro Cunha Neves. O professor Israel iniciou a discussão lembrando que a educação a distância não é uma pauta recente na universidade. No ano 2000, a criação da UFG Virtual marcou os primeiros passos desse debate. Outro marco importante, pontuado pelo Pró-Reitor, refere-se ao Consórcio Setentrional da UNIREDE (UnB, UFG e UEG) em 2004. Após três anos da iniciativa, houve a abertura do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede, o CIAR.

Desde então, o órgão suplementar à Reitoria, presta apoio às atividades acadêmicas de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa relacionadas às tecnologias da informação e comunicação, na modalidade a distância. O diretor Wagner Bandeira entende que a importância de oficializar o documento está atrelada à necessidade de qualificar as iniciativas EaD que estão sendo executadas pela UFG.

Portanto, o que já está em desenvolvimento, é caracterizado pela capacitação dos professores, a adaptação de mídias, a utilização de recursos interativos, adequação das linguagens e a oferta de atividades laboratoriais presencialmente. Porém, o objetivo da institucionalização é delinear contornos e perspectivas futuras para que a própria universidade possa ofertar cursos na modalidade, sem a obrigatoriedade de programas de fomento externo, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), do governo federal.

Tópicos do Relatório

Desse modo, o relatório foi produzido por um grupo de trabalho (GT), composto por representantes das unidades acadêmicas da universidade, com o intuito de atender os questionamentos levantados pela Portaria n.º 2117/2019, que estabeleceu a possibilidade de que até 40% da carga horária de cursos presenciais seja oferecida por meio de atividades a distância. O documento ainda justifica-se pela necessidade de estabelecer uma política de EaD na UFG e pela demanda da comunidade universitária por atividades remotas no transpandemia.

Os tópicos de discussão do documento foram divididos em quatro subgrupos:

1º Conceito de EaD - Perspectiva Ensino x Educação: apresenta o propósito do relatório; a definição de EaD, ensino e educação; EaD ancorada em uma política institucional, etc.
2º Fundamentos e características da EaD: corresponde à arquitetura organizacional; profissionais envolvidos na EaD; obrigatoriedade de encontros presenciais; polos EaD; qualificação do corpo docente e técnico administrativo, metodologias adequadas, etc.
3º Conceitos, Fundamentos e Características de Modelos Educacionais com o uso de Tecnologias: estabelece o significado dos conceitos quanto às suas metodologias; ensino ou aprendizagem híbrida, ensino remoto (emergencial), ensino semipresencial, abordagem autoinstrutucional e educação flexível, etc.
4º Parâmetros e Indicadores de Institucionalização e Qualidade da Educação a Distância: identifica os pilares para a institucionalização e a criação de uma comissão de avaliação, acompanhamento e monitoramento da EaD na UFG.
5º A EaD na UFG - Documentos Institucionais e do CIAR: refere-se às documentações institucionais e as atribuições do CIAR.

Após a apresentação, os professores Wagner Bandeira e Daniela da Costa Britto Pereira de Lima receberam apontamentos das unidades presentes. Antes da sua oficialização e distribuição, ainda sem data para ocorrer, o documento deve ser atualizado com as sugestões recebidas no evento.