Na imagem, estão presentes o Diretor do CIAR, Wagner Bandeira, as coordenadoras Ana Bandeira, Janice Lopes, Silvia Figueiredo, e os convidados Prof. Vicente da Rocha, Paulo Jannuzzi e Claudia Souza Passador.

CIAR discute o uso de Inteligência Artificial para aprimorar Políticas Públicas

Atividade faz parte de um projeto coordenado por professores da UFG com objetivo de auxiliar gestores municipais

Na imagem, estão presentes o Diretor do CIAR, Wagner Bandeira, as coordenadoras Ana Bandeira, Janice Lopes, Silvia Figueiredo, e os convidados Prof. Vicente da Rocha, Paulo Jannuzzi e Claudia Souza Passador.

Texto: Yanca Cristina - CIAR/UFG
Fotos: Gusthavo Cardoso - CIAR/UFG

 

O CIAR recebeu ontem (28) a visita dos pesquisadores do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público (CEPASP/UFG), Prof. Dr. Vicente da Rocha, Secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (SECPLAN/UFG) e Dr. Paulo Jannuzzi, professor colaborador da Escola Nacional de Administração Pública. A Profa. Dra. Claudia Souza Passador, Coordenadora do Centro de Estudos de Gestão e Políticas Públicas (GPUBLIC/IEA/USP), também participou da reunião.

Fotografia do Diretor do CIAR, Wagner Bandeira. Homem de estatura alta,  cabelos curtos e barba, com blusa azul clara e segurando um celular na mão.
Momento de apresentação do Prof. Wagner Bandeira, Diretor do CIAR.

 

No encontro, o Diretor do CIAR, Prof. Wagner Bandeira, apresentou aos convidados as atividades vinculadas ao órgão, o qual é responsável por apoiar e implementar iniciativas à distância na universidade. As coordenadoras de equipe, Profa. Ana Bandeira, Publicação; Janice Lopes, Pedagógico e Gestão Moodle; Silvia Figueiredo, Financeiro, estiveram presentes e elaboraram considerações a respeito dos projetos já realizados e sobre os ainda em fase de desenvolvimento.

A pauta central da reunião foi o lançamento da “Rede de Pesquisa IA2PP: Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas”. Os professores visitantes compartilharam o objetivo por trás da criação: viabilizar um acervo com materiais que possam auxiliar gestores de municípios do país todo a consultar, de forma rápida e inteligente, informações relacionadas às políticas públicas.

ChatPP

Fotografia dos convidados, Vicente da Rocha, Paulo Jannuzzi e  Claudia Souza Passador. Dois homens brancos e uma mulher de cabelos cumpridos.
Os convidados, Claudia Souza Passador, Paulo Jannuzzi e Vicente da Rocha.

 

A rede criada conta com um sistema de Inteligência Artificial (IA) de perguntas e respostas, similar ao ChatGPT. De acordo com Paulo Jannuzzi, o ChatPP, será de extrema utilidade na construção e distribuição de conhecimento para a popularização de dados, tabelas e gráficos que impactem a gestão e o diagnóstico de áreas municipais. Há muito conteúdo de qualidade produzido, mas que, muitas vezes, acabam ficando restritos em suas plataformas originais. Portanto, a pesquisa almeja alcançar os pequenos municípios e preencher as lacunas no que diz respeito à disseminação de normas que possam guiar e aprimorar os valores públicos da sociedade.

Futuramente, os materiais produzidos pelo CIAR poderão alimentar o armazenamento da IA. Além disso, foi discutida a possibilidade de uma parceria na criação de conteúdos específicos e cursos autoinstrucionais sobre Políticas Públicas, que possam contribuir para a formação de servidores.

Lançamento

Hoje pela manhã ocorreu o lançamento oficial da IA2PP e do livro “Aprimorando o planejamento público municipal: normativas básicas, questões – chave e indicadores para diagnóstico”, com transmissão no canal do YouTube da UFG. No evento, foi discutida a importância do projeto e apresentada uma simulação de uso do ChatPP, a partir de um protótipo.

Categories: Notícias principal