CAPES indica que pode haver suspensão de pagamento de bolsas da UAB na UFG
Coordenação do Ministério da Educação teve recursos bloqueados e repasses suspensos pelo governo federal
Texto e Imagem: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG
Um comunicado emitido pela CAPES indica que os pagamentos de bolsistas que atendem a UFG por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) poderão ser suspensos. A coordenação, que está lotada no Ministério da Educação, teve o orçamento restrito por bloqueios do governo federal, inviabilizando os repasses para as instuições atendidas pelos seus programas de formação, como a UFG.
Caso os cortes não sejam revertidos até o dia 10 deste mês, poderão ser afetados professores e tutores que atendem os cursos EaD da UAB na UFG. Por enquanto, não há previsão de normalização da situação.
No momento, a UFG tem cinco cursos EaD da UAB em atividade: os bacharelados em Administração Pública e Biblioteconomia e as licenciaturas em Matemática e Artes Visuais, além da especialização em Educação Física Escolar. Juntos, os cursos reúnem 542 alunos cursando uma formação a distância pela UFG.
A direção do CIAR e a coordenação UAB na UFG já se manifestaram pela reversão imediata do bloqueio junto à CAPES e aos Ministérios da Educação e também da Economia e estão empenhados em negociações que possam normalizar ou ao menos atenuar o quadro atual. O Fórum Nacional de Coordenadores UAB, formado por representantes de instituições públicas de ensino superior, também se manifestou em nota pública sobre o bloqueio.
Categorie: principal