Captura de Tela mostra jornalista (branca, cabelos negros e escuros) sentada em estúdio durante entrevista por vídeo com duas mulheres, cujas imagens são projetadas em duas TVs no estúdio: Uma é branca, de cabelos longos e cacheados e a outra é morena, com cabelos longos e escuros.

CIAR, CEGRAF e Editora UFG discutem literatura acadêmica em programa da TV UFG

Atualizada em 02/02/22 10:40.

Transmissão detalhou processo de publicação de livros impressos e digitais na universidade

Captura de Tela mostra jornalista (branca, cabelos negros e escuros) sentada em estúdio durante entrevista por vídeo com duas mulheres, cujas imagens são projetadas em duas TVs no estúdio: Uma é branca, de cabelos longos e cacheados e a outra é morena, com cabelos longos e escuros.

Imagem: Captura de Tela da TV UFG no YouTube
Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG

A coordenadora de publicação do CIAR, Profa. Ana Bandeira, participou em dezembro de uma transmissão da TV UFG sobre o processo de publicação de livros na universidade O programa, exibido ao vivo em 24 de dezembro de 2021, foi gravado e está disponível na íntegra no canal da TV UFG no Youtube.

Durante a transmissão, a professora falou sobre o trabalho do CIAR com a publicação de obras acadêmicas. "A gente expandiu esse tipo de produção que fazíamos especificamente para cursos a distância para atender também a órgãos da universidade. Começamos basicamente fazendo atendimentos para cursos que estavam dentro da parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Hoje ainda temos parceria com a UAB, mas a gente expandiu para parcerias com o Ministério da Economia e [também] da Cidadania. Estamos agora com uma parceria com o Ministério da Defesa e acabamos de fechar um projeto para produção de cursos -- e dentro desses cursos, temos também a produção de materiais, basicamente livros e ebooks também", relatou.

Sobre a popularidade de materiais digitais, a diretora do Centro Editorial e Gráfico da UFG (CEGRAF/UFG), Maria Lucia Kons reconheceu que há uma demanda cada vez maior pela produção de ebooks, que começou em 2013 naquele órgão, mas lembrou da importância de reconhecer as barreiras sociais e informacionais ao seu uso generalizado. "Há pessoas que preferem o impresso, ou por necessidade ou por gosto. Por exemplo: o CEGRAF tem feito diversos livros impressos que já foram ou serão encaminhados para comunidades indígenas. Nessas comunidades, o livro impresso é muito mais interessante do que o digital, por conta do acesso que as pessoas têm nesses locais ao livro impresso e a dificuldade de acesso aos ebooks, por conta de internet e tudo que é preciso [para acessar esse tipo de material]", destacou.

A coordenadora de publicação do CIAR declarou que o primeiro ebook editado no CIAR foi lançado em 2012, numa época em que praticamente todos os materiais didáticos produzidos pelo órgão eram impressos e transformados em PDFs. No entanto, as linhas dos editais de fomento e as demandas por materiais mudaram, acompanhadas pela especialização da equipe na produção de ebooks. "Nossos ebooks são multiplataforma e trabalhamos muito com a questão da acessibilidade nesse sentido. Hoje, praticamente todos os nossos materiais são em ebooks", explicou, ressaltando ainda a possibilidade de realizar correções mais ágeis em materiais já publicados. Ana Bandeira destacou, no entanto, que casos específicos como o mencionado pela diretora do CEGRAF resultam em projetos diferenciados. 

Também participaram do programa os professores Anselmo Pessoa (diretor da Editora UFG) e Wolney Unes (do Conselho Editorial da Editora UFG).

Confira a transmissão completa:

 

Os interessados em produzir livros, ebooks ou outros materiais e recursos educacionais podem entrar em contato com a equipe de Publicação do CIAR em acordo com o seu fluxo de produção.

Fonte: TV UFG

Categorias: principal