
CIAR participa de evento sobre Inclusão Digital e Acessibilidade na EaD
IFG promove mais uma edição de seus Diálogos sobre Educação a Distância
Imagem: Canal da EaD IFG no YouTube
Texto: Raniê Solarevisky - CIAR/UFG
Na última quarta-feira (08), o CIAR participou da última edição do Ciclo de Rodas de Conversa: Diálogos sobre Educação a Distância, iniciativa da Diretoria de Educação a Distância do IFG (DEaD/IFG), discutindo o tema "Inclusão Digital e Acessibilidade na EaD". A coordenadora de Publicação do CIAR, Profa. Ana Bandeira, apresentou diversos materiais desenvolvidos no órgão que buscam cumprir requisitos básicos de acessibilidade.
A professora ressaltou que os materiais desenvolvidos no CIAR para a EaD na UFG colocam a acessibilidade no projeto desde o início, levando em conta como a proposta pedagógica dos recursos pode ser incorporada a padrões de uso e apresentação acessíveis. A designer mostrou projetos como o Se Inclui, Edrons, e-SIBI, UFG Sustentável e Coleção Inclusão, destacando o cuidado com a paleta de cores, contraste, descrição das imagens, posicionamento e hierarquia dos elementos para garantir condições melhores de acessibilidade.
Mesmo assim, destacou que a preocupação com requisitos de acessibilidade passa, sobretudo, por um esforço de mudança de atitudes.
"Se há diretrizes para implementação de acessibilidade, porque elas não são cumpridas? O [pesquisador] Romeu Sassaki fala de várias barreiras: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática... Mas eu destaco uma, que eu acho que é uma das mais difíceis. Para as outras, a gente tem normas, diretrizes e deadlines que vão dizer como trabalhar acessibilidade, mas a mais difícil e mais complexa é a barreira atitudinal. É pensar ter atitudes que não tenham preconceitos, que não sejam estigmatizadas, que não pensem a pessoa com deficiência a partir de estereótipos", explicou.
A professora Renata Costa, do IFG-Campus Inhumas, também participou do evento e mostrou dados de pesquisas sobre acesso a tecnologias digitais em cursos EaD. "Quando a gente pensa em inclusão digital, pensa o quê? 'Será que tem computador? Será que tem internet?' Mas será que é só essa mesmo a dimensão da inclusão digital? Para acessibilidade, a gente tem uma tendência a pensar também apenas nas questões técnicas. Na verdade, essas questões têm dimensões mais amplas que precisam ser pensadas e conjugadas depois com essas questões mais específicas, técnicas", defendeu.
O encontro foi mediado pela professora Carmen Susana, do IFG - Campus Senador Canedo e também contou com uma apresentação cultural na abertura.
Assista à transmissão na íntegra:
Você pode acessar dezenas de materiais desenvolvidos pela equipe de Publicação do CIAR no Acervo de Materiais, uma coleção de recursos educacionais em múltiplos formatos criados em parceria com especialistas de diversas áreas do conhecimento.
Fonte: CIAR/UFG; DEaD/IFG
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