Captura de tela mostra reunião virtual entre representantes regionais do Centro-Oeste do Fórum de Coordenadores do programa Universidade Aberta do Brasil.

CAPES e Fórum de Coordenadores UAB articulam nova oferta de cursos EaD

Coordenações da região Centro-Oeste já discutem caminhos para oferta de formações em rede

Imagem: Daiani Tonetto - AGEAD/UFMS

Coordenadores do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da região Centro-Oeste reuniram-se na última quarta (14) para discutir a próxima oferta de cursos a distância pelas instituições locais. O grupo reúne representantes da UFG, UEG, UnB, IFG, IF Goiano, UFCat UFMT, UFMS, UNEMAT e IFMT. O encontro é um desdobramento de uma conversa com a CAPES, realizada na semana anterior, com representantes de cada região do país.

A Diretoria de Educação a Distância da CAPES e membros do Fórum de Coordenadores UAB (ForUAB) reuniram-se no último dia 6 para iniciar a articulação pela próxima oferta de cursos a distância no âmbito do programa UAB. Na reunião, os coordenadores foram informados que um novo edital deve ser apresentado às instituições de ensino entre o final de 2021 e o início de 2022. Caso esse planejamento seja executado, as novas formações aprovadas pela CAPES poderiam iniciar ainda em 2022.

De acordo com a presidente do ForUAB e diretora do CIAR, Profa. Marília de Goyaz, a formação de professores deve continuar a ser prioridade para o programa, com 70% das vagas reservadas a professores, sendo as demais destinadas à "formação de gestores (demandas locais); formação pedagógica (Intitutos Federais); formação de professores dos cursos presenciais para o uso de tecnologias (novas exigências decorrentes da pandemia)", explica.

Estiveram presentes na reunião com a CAPES os seguintes representantes regionais do ForUAB:

• Norte – Juliano Kruger (IFAM) e Karla Santana (IFRR);
  • Nordeste - Márcia Tereza Rebouças Rangel(UFBA) e Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA);
  • Sudeste – Cleonice Tomazzetti (UFSCAR) e Antônio Carlos Soares Martins (IFNMG);
  • Centro-Oeste – Liana Deise da Silva (IFMT) e Rinalda Bezerra Carlos (UNEMAT);
  • Sul - Maria Aparecida Crissi Knuppel (UNICENTRO) e Rafael Moré(UFSC);
  • Representação Geral do ForUAB – Marília de Goyaz (UFG).

Participaram também os professores Marilde Terezinha Prado Santos (UFSCAR), Andréa Leitão Ribeiro (UFBA); Beatriz Helena Dal Molin (UNIOESTE); Giann Mendes Ribeiro (UERN); José Renato Gomes de Oliveira (Coordenador de AVA – SEAD/UFBA); e Marisa Musa (FURG).

Programa UAB e Cursos EaD

O programa UAB tem sido o principal meio de fomento financeiro para a oferta de cursos a distância no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil. As instituições que aderem ao programa podem inscrever os cursos a distância que desejam oferecer em editais lançados periodicamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, que avalia as formações e aprova ou não a sua oferta, fomentando o curso financeiramente. Na UFG, atualmente o programa é responsável por manter os cursos de graduação em Artes Visuais, Administração Pública, Biblioteconomia e Matemática a distância.

Apesar disso, a iniciativa comandada pela CAPES, do Ministério da Educação, tem enfrentado cortes de orçamento em anos recentes, impedindo o início de alguns cursos que já tiveram suas ofertas aprovadas. É o caso das especializações em Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas;  Educação Patrimonial: Escolas, Museus e Comunidades;  Ensino das Artes Visuais: Abordagens Metodológicas e Processos de Criação; e  Gestão e Práticas Educacionais Inclusivas.

Fonte: CIAR/UFG

Categorias: principal