Curso sobre plataforma REDCAP já disponível para pesquisadores da UFG
Formação foi construída em uma parceria entre o CIAR e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
Texto: Raniê Solarevisky de Jesus
O CIAR e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação disponibilizaram na última quinta-feira (26) um curso autoinstrucional sobre a plataforma REDCap-UFG para pesquisadores da instituição. Lançada na última quarta (25) em um workshop de apresentação virtual, a plataforma permite melhor organização, colaboração e divulgação no uso de dados de pesquisas científicas e conta com o suporte do Laboratório Multiusuário de computação de Alto Desempenho (LaMCAD/UFG).
De acordo com a coordenadora pedagógica do CIAR, Janice Lopes, o órgão trabalhou na criação e customização de uma sala no Moodle IPÊ - Pesquisa e Extensão para o material de apresentação da plataforma. “Fizemos a adaptação dos vídeos e a sintonização entre o vídeo e as legendas, além de formatar o curso dentro de uma sala no Moodle. Usamos os vídeos e algumas atividades para construir etapas autoinstrucionais”, explica.
Segundo o coordenador tecnológico do órgão, Amilton Rogério, foram necessárias pequenas adaptações e ajustes no ambiente de hospedagem da plataforma IPÊ para receber os vídeos, oferecidos pela fundação que administra a plataforma no resto do mundo.
REDCap-UFG
A plataforma REDCap (do inglês Research Electronic Data Capture), criada pela Universidade de Vanderbilt em 2006, serve para coleta, gestão e compartilhamento de dados em pesquisa. A plataforma é mantida pelo National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos e foi aberta para uso de instituições de pesquisa sem fins lucrativos com condição técnica para utilizá-la. Atualmente, mais de 4 mil organizações de pesquisa e desenvolvimento utilizam a plataforma.
De acordo com a diretora de pesquisa da PRPI/UFG, Rejane Faria, mais de 100 instituições já utilizam a plataforma no Brasil, acumulando resultados positivos. “Isso impacta na qualidade da pesquisa, a qualidade do dado em pesquisa, a possibilidade de compartilhar com parceiros nacionais ou internacionais, o reuso de dados – todos esses elementos são parte de um movimento chamado ‘Ciência Aberta’”, explica.
“Desde agosto do ano passado, a UFG se tornou membro do consórcio internacional RECDCap. Convidamos alguns pesquisadores para projetos-piloto para auxiliar na construção de um modelo de gestão dessa plataforma, suportada pelo LAMCAD, vinculado à PRPI”, relata. A PRPI instituiu um comitê gestor da plataforma na universidade, composto por membros de diversas unidades acadêmicas.
Na UFG, o curso introdutório é obrigatório para o uso da plataforma. A formação pode ser acessada aqui por qualquer pesquisador da UFG ou por parceiros externos que participam de pesquisas na instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço redcap.prpi@ufg.br
O CIAR oferece serviço de criação e customização de ambientes virtuais para cursos, formações ampliadas, e até mesmo eventos e processos seletivos utilizando a plataforma Moodle IPÊ. Os interessados podem solicitar esse tipo de serviço pelo endereço pedagogico.ciar@ufg.br.
Fonte: CIAR/UFG
Categorias: principal